- Publicidade -

Centro Comunitário sustentável é construído em 4 dias no México

O prédio foi erguido a partir de uma técnica local, semelhante ao pau a pique.

Em apenas quatro dias, a cidade de Guadalajara, no México, ganhou um centro comunitário construído de maneira sustentável. A estrutura foi planejada pelo escritório de arquitetura Colectivo BMA e erguida com a ajuda de cem voluntários.

- Publicidade -


Foto: Divulgação

A instalação, que abriga o Instituto Mexicano para o Desenvolvimento da Comunidade (IMDEC), inclui alojamentos para 20 pessoas, vestiários, salas de reunião e áreas comum. O prédio foi pensado de acordo com as tradições locais, por isso usou uma técnica conhecida como Bahareque, bastante semelhante ao pau a pique ou à taipa.


Foto: Divulgação

De acordo com ArchDaily, o complexo possui 375 metros quadrados. A base da construção foi feita em concreto e as paredes foram erguidas com madeira, junco, argila, folhas de palmeira e palha. Conforme informado pelo escritório, o modelo foi pensado para auxiliar a reforçar a relação com a comunidade, já que os próprios moradores locais foram voluntários na construção. Além disso, o orçamento limitado também contribuiu para um projeto mais modesto e simples, o que não impediu a aplicação de conceitos sustentáveis.

- Publicidade -


Foto: Divulgação

Para evitar a perda de calor e para proteger o edifício dos ventos, o perímetro é todo coberto por uma parede de treliça, feita de junto. A opção também ajuda a disfarçar o concreto e manter o design tradicional às construções locais.


Foto: Divulgação

- Publicidade -

O prédio foi inaugurado em 2013 e tem servido à comunidade. A escolha dos materiais e o formato da construção permitiram que o complexo se adaptasse perfeitamente à paisagem local.


Foto: Divulgação

Redação CicloVivo