Um edifício comercial inaugurado recentemente na zona oeste de São Paulo é exemplo de arquitetura e construção sustentável. O moderno prédio oferece um sistema de carregamento para carros elétricos e sua estrutura ainda conta com um telhado ecológico e um estacionamento para bicicletas.

O edifício comercial Alvino Slaviero foi construído na Avenida Faria Lima para abrigar escritórios. Porém, um de seus maiores destaques é o telhado ecológico, cobertura de árvores da mata atlântica que tem por função ajudar a diminuir a temperatura interna, uma alternativa natural para o ar-condicionado, muito usado em edifícios comerciais.

Além disso, o telhado verde vai captar a água da chuva, que será direcionada a um sistema de tratamento e filtragem, para, depois, ser reutilizada para usos não potáveis (por exemplo, nos lavatórios e nas descargas).

Outra estratégia adotada na torre de escritórios é o reuso da água de condensação (liberada pelos aparelhos de ar-condicionado) e da água que sai das torneiras, reduzindo o desperdício e aumentando a eficiência do consumo do recurso nas dependências do prédio.

O edifício Alvino Slaviero também conta com um estacionamento especial para as pessoas que vão trabalhar de bike. Fora isso, a estrutura do prédio oferece tomadas para carregar os carros elétricos que pararem no local, embora  poucos veículos na capital paulista sejam movidos à energia elétrica.

De acordo com a Brasilincorp, responsável pela construção, o prédio custou apenas 7% a mais do que os empreendimentos comuns na região – um grande salto para as construções verdes, que, em 2007, custavam cerca de 30% mais que as obras convencionais. Com informações do Portal Exame.

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.