O Santander acaba de divulgar a comunidade virtual, “Comunidade Obra Sustentável”, que busca a troca de idéias e conhecimentos sobre prática de sustentabilidade na construção civil.

Desenvolvido pela Universia Brasil, o projeto trará diversos cenários de trabalho, entre artigos, vídeos, fóruns, áudios, enquetes e blogs. As novas mídias sociais também estão incluídas na ideia.

O conceito principal da comunidade é compartilhar as práticas de outras empresas do ramo de construção civil. É a troca de ideias sobre o assunto que valoriza o crescimento e o desenvolvimento da sustentabilidade.

O lançamento da comunidade virtual é mais um passo para a ampliação de outro trabalho do banco, o Programa de Sustentabilidade da Construção Civil, onde é abordada a prática por meio de três seguimentos: Obra Sustentável, Produtos para a Construção Civil Sustentável e o Engajamento do Setor.

Seis empreendimentos já receberam o reconhecimento do programa, todos com práticas apresentáveis. Entre as soluções sustentáveis estão a captação de água de chuva para o uso de áreas comuns e irrigação, treinamentos constantes sobre procedimentos para todos os funcionários e as-built, que é o documento que registra as mudanças do projeto durante a obra.

Essas soluções fazem parte do Guia de Boas Práticas na Construção Civil e o Guia de Leis Gerais, manuais esses que orientam sobre os requisitos de uma construção sustentável.

Para entrar na comunidade acesse: www.comunidadeobrasustentavel.com.br

Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.