Já vimos alguns exemplos de arquitetura com garrafas como o templo Tailandês e o projeto “Casas de Botellas”. Porém, vale a pena ver o esforço de uma senhora russa na construção de sua casa dos sonhos.

Com o objetivo de construir uma casa barata e ecologicamente correta, Olga Queen decidiu construir sua casa utilizando garrafas de vidro. Ela passou seis meses coletando as garrafas por sua cidade natal, Novoshakhtinsk, na Rússia.

Olga conseguiu coletar 5 mil garrafas, o que foi suficiente para construir sua pequena casa dos sonhos. Além do vidro, Olga utilizou outros materiais como madeira, para a estrutura da casa, e concreto, para fixar as garrafas.

As garrafas não parecem ser um material adequado para a construção de uma casa, especialmente em locais como a Rússia, onde o inverno e o verão são rigorosos. Porém, é surpreendente saber que devido ao ar que fica estancado dentro das garrafas, a parede serve como um ótimo isolante térmico, funcionando como uma barreira para o frio ou calor.

Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.