- Publicidade -

O escritório de arquitetura Forrest Fulton Architects resolveu criar um edifício diferente dos tradicionais. A estética foi escolhida para assemelhar a estrutura a uma montanha, só que feita pelo homem, na Armênia. 

A forma de colina do local propõe uma maneira de integrar espaços de uso comum, com residências, e ainda conectar a estrutura ao contexto, que é a paisagem histórica ao redor do monte Ararat. 

Toda a fachada do edifício, nomidado de Lace Hill, em forma de colina está coberta de plantas nativas, que absorvem o calor, funcionam como filtro de ar e água e servem de habitat para animais e insetos, enquanto toda a superfície é irrigada com águas recicladas. 

- Publicidade -

Inspirados pelo tradicional trabalho com rendas da Armênia, o Lace Hill é pontuado com janelas recuadas para proporcionar sombreamento, durante o verão, mas a luz ainda entra durante o inverno.

Os espaços vazios no interior atuam como torres de resfriamento aproveitando a ventilação natural e também a luz, além de incluir muitas outras estratégias de construção sustentável. Paisagismo, árvores e lagos ajudam a resfriar o ar que se move pelo interior. Grandes buracos no telhado da colina servem como clarabóias para iluminar o pátio ajardinado. O ar quente sobe para fora dos vazios e o ar frio entra por baixo.

O complexo medirá 85 mil metros quadrados e será um local de desenvolvimento de uso misto com hotel, escritórios, lojas, restaurantes e apartamentos. Restaurantese lojas estão dispostas ao ar livre no piso inferior com vistas impressionantes da Yerevan e do Monte Ararat, o eterno ícone da Armênia. O hotel e os apartamentos estão localizados no lado sul, onde têm melhor aproveitamento solar e melhores vistas; e os escritórios localizam-se no lado norte, com luz indireta, o que é melhor para trabalhar.

Nenhuma rua principal conduz até o calçadão, preservando a aparência natural da estrutura da colina. O acesso ao Lace Hill faz-se através de automóvel, por um túnel subterrâneo que leva às ruas das cidades adjacentes. 

Pedestres e ciclistas acessam a estrutura através de um parque-fazenda nas bordas sul, leste e oeste do local. O projeto poderia ter um grande parque urbano, no lado oeste ligando-o a outros pontos turísticos populares. 

O Lace Hill está localizado no coração de Yerevan e é uma extensão da paisagem natural da região. O perfil da colina é uma forma natural e orgânica, bem como as encostas circundantes. O objetivo dos arquitetos era fornecer uma alternativa para a evolução ao típico desenvolvimento de uso misto. A estrutura multifuncional pretende unir praticidade, sustentabilidade e atração visual. 

Redação CicloVivo

Siga as últimas notícias do CicloVivo no Twitter

- Publicidade -