- Publicidade -

Um problema comum às grandes cidades brasileiras são as enchentes. As temporadas de chuva trazem consigo cenários caóticos. Diante dessa situação muitos especialistas pensam em sugestões que facilitem a drenagem da água em meio às ruas asfaltadas. O inventor brasileiro Messias Costa de Oliveira Maia está entre aqueles que buscam uma solução para esses problemas.

Essa preocupação o levou a criar a “Guia Fluvial”, com o objetivo de impedir as enchentes e todos os prejuízos causados por elas. As guias contém aberturas que possibilitam a entrada da água que, após captada, é direcionada ao solo, por orifícios de saída.

A guia fluvial é equivalente às tradicionais em sua aparência, no entanto a sua funcionalidade poderia ser comparada aos bueiros. O grande diferencial é que a guia contém entradas de água em toda a estrutura da rua e possui um sistema para controlar a quantidade de água absorvida e dividi-la com outras guias laterais para conseguir absorver a quantidade de água que for necessária.

- Publicidade -

“O projeto possui ainda, uma saída ladrão nas paredes laterais, permitindo que as águas sejam distribuídas imediatamente entre uma guia e outra, em casos de enchentes, de forma que a água pluvial flua rapidamente”, explica o inventor.

A novidade ainda não está disponível no mercado e Maia está em busca de parceiros que proporcionem estrutura para testar, finalizar e tornar essa ideia uma realidade capaz de reduzir os problemas gerados pelas chuvas e a falta de estrutura de muitas cidades. Os interessados em conhecer mais desse projeto podem acessar o site da Associação Nacional dos Inventores.

Redação CicloVivo

Siga as últimas notícias do CicloVivo no Twitter

- Publicidade -