“La Casa” é um prédio sustentável construído em Washington D.C., EUA, para abrigar moradores de rua. O edifício, encomendado pelo Departamento de Serviços Humanos, foi planejado para ser eficiente durante a obra e uso e ainda oferecer conforto aos moradores.

Diferente do que acontece nos abrigos tradicionais, o La Casa oferece privacidade aos beneficiados. O prédio tem capacidade para abrigar 40 homens em apartamentos individuais, equipados com banheiro, sala e uma pequena cozinha.


Foto: Divulgação

A construção levou três anos para ser concluída, desde a fase de concepção até a entrega do edifício. Em todos os seus detalhes, o prédio reflete a preocupação com a excelência em design e conforto, para que as condições oferecidas aos abrigados fossem as melhores possíveis.


Foto: Divulgação

Todos os apartamentos são equipados com grandes janelas, que vão do chão e o teto, usadas para maximizar o aproveitamento da luminosidade e ventilação natural, poupando eletricidade. As unidades também são altamente funcionais e eficientes.


Foto: Divulgação

Para garantir a durabilidade da estrutura, os pisos são feitos em concreto aparente e bambu, uma matéria-prima durável e sustentável. Além disso, as bancadas são feitas com uma resina obtida a partir da reciclagem de latas.  


Foto: Divulgação

O La Casa está em processo de obtenção do selo LEED Gold, que certifica as construções sustentáveis. O projeto é dos escritórios de arquitetura Studio 27 e Leo a Daly.

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.