Residência sobre duas rodas, casa flutuante, mini-casa móvel. O norte-americano Scott Cronk conseguiu criar uma estrutura que é tudo isso ao mesmo tempo, unindo várias técnicas para criar uma cabana autônoma que pode ser transportada para onde o morador quiser. 

Já falamos diversas vezes de modelos de casas transportáveis, mas talvez seja a primeira vez que trazemos um modelo que serve para o ambiente aquático e terrestre. Antigo morador do norte da Califórnia, Cronk resolveu se mudar para o sul do estado após intensos incêndios ocorridos em 2017. A ideia de projetar e construir a casa móvel foi justamente não ter barreiras de locomoção. “Este barco é uma maneira de eu passar meus verões visitando amigos”, afirmou.

Apesar de minúsculo, o espaço é bem aproveitado, arejado e com bastante entrada de luz natural. A cabine, batizada de Heidi-Ho, possui painéis de madeira, bancos projetados sob medida e uma mesa de jantar removível. Um fogão de três bocas, um forno e uma geladeira compõem a cozinha. 

Tudo é versátil. A mesa de jantar com bancos transforma-se em uma cama de casal, além disso há espaço para “ativar” uma cama suspensa para acomodar mais uma pessoa.

Para economizar água, o banheiro possui vaso compostável e ainda são aproveitadas as águas cinzas. 

Durante o dia, as portas traseiras da pequena cabine podem se abrir criando um espaço agradável com assentos. A área total pode alojar até três pessoas. 

Flutuante, mas também terra firme

Para ser transportada pela estrada, a casa deve ser puxada por um reboque e, para isso, a largura do convés pode ser reduzida. Isso garante que o tamanho seja adequado para o transporte rodoviário sem que sejam necessárias licenças especiais de transporte.

Fotos: Brandon Stidham| Granite Peak Photography

A Heidi-Ho possui ainda um painel solar de 175 watts e bateria de armazenamento de energia. Tudo para garantir que o morador possa ser suprido em suas necessidades básicas. Atualmente, a tiny house está ancorada no lago Mohave, um reservatório no rio Colorado, no estado do Arizona.