Os pallets são produtos muito versáteis. O CicloVivo já mostrou muitas ideias de como reaproveitá-los após perderem o uso original, transformando-os em mobílias. O designer norte-americano Kevin McCorkle decidiu ter essa matéria-prima como base para seus negócios.

A inspiração, conforme explicado pelo artista, surgiu quando ele participava de uma festa na casa de amigos e viu elementos de decoração feitos em pallets, espalhados pelo ambiente. Isso abriu a mente de McCorkle para a imensa gama de aplicações que esse material de madeira poderia ter.

Assim surgiu a Palletso e o processo de criação de móveis e utensílios feitos com os pallets reaproveitados. As peças comercializadas pelo norte-americano incluem: baús, mesas, candeeiros, estantes e diversas prateleiras.

As mobílias mantêm o tom rústico das madeiras e acabam ganhando elementos decorativos simples, como parafusos, que contrastam com as marcas já antigas dos pallets usados para o transporte. Todos eles são fabricados de maneira artesanal.

Para tornar o negócio ainda mais sustentável, McCorkle criou uma ferramenta que auxiliará a recomposição ambiental. Ele explica em seu site, que mesmo produzindo a partir de matéria-prima reaproveitada, um dia foi necessário destruir árvores para a fabricação dos pallets. Assim, ele se compromete a plantar uma árvore a cada mobília comercializada.

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.