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Escola na França funcionará com energia solar

A fim de responder à crescente preocupação com a sustentabilidade da arquitetura, designers têm criado vários complexos “verdes” residenciais e comerciais e agora estão unindo esforços para projetar salas de aula e escolas “amigas do meio ambiente”.

Conservação e preservação dos recursos naturais e do meio ambiente é uma lição que não só adultos, mas também crianças precisam aprender rápido. 

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A fim de responder à crescente preocupação com a sustentabilidade da arquitetura, designers têm criado vários complexos “verdes” residenciais e comerciais e agora estão unindo esforços para projetar salas de aula e escolas “amigas do meio ambiente”, que podem ajudar a ensinar aos alunos algumas lições sobre sustentabilidade. 

Com esta meta surgiu a escola Docks. A escola foi projetada pelo Mikou Design Studio em uma competição onde tinham o desafio de criar uma escola e um complexo esportivo com gasto zero de energia. Docks está em uma localização estratégica urbana, no meiodo Zac des Docks, uma área de desenvolvimento mista composta principalmente de arranha-céus de escritórios e habitação, em Saint Ouen, na França.

Para que o desenvolvimento sustentável fosse visível, os designers criaram um teto alimentado por painéis solares, que fornece um espaço em degraus para vários departamentos. O telhado é o elemento fundamental do projeto.

A construção tem a face voltada para o sul, facilitando a orientação de todas as salas de aula e playgrounds, a fim de fazer o maior uso possível da energia solar passiva. Esta disposição espacial também permite aumentar as áreas de superfície necessárias para os painéis fotovoltaicos integrados à arquitetura.

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Os playgrounds da creche e da escola primária são protegidos por toldos carregados com painéis fotovoltaicos, inclinados a um ângulo de 30 graus para a exposição solar máxima. Estes painéis são espaçados por tiras de metal sólido para evitar sombras.

Essas áreas de playground cobertas são concebidas com uma grande cobertura azulada semi-transparente, descendente em camadas do terceiro para o primeiro nível criando um visual dinâmico quando visto da rua oferecendo à escola uma forte identidade educacional.

A construção é esperada para 2012.

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Redação CicloVivo

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