O designer holandês Roel de Boer desenvolveu um projeto que pretende levar tranquilidade às pessoas que moram em grandes cidades. A ideia é espalhar casas na árvore por todo o espaço urbano.

A proposta é permitir que mesmo em meio ao caos que as grandes cidades reservam, as pessoas possam ter um refúgio que os remeta à vida no campo. Diante disso, Boer pensou em estruturas simples, que se assemelhem às casas de João de Barro.

Conforme informado no site do designer, as casas seriam como ilhas verdes de tranquilidade. Por isso, a ideia não é criar um espaço onde as pessoas possam morar, mas sim um ambiente propício ao descanso, em que elas tenham tranquilidade por alguns momentos do dia.

Boer já elaborou um protótipo da estrutura e para isso se baseou na técnica de papel marche. O conceito segue o mesmo do reaproveitamento de papel, colado em volta de uma bexiga e que, ao secar, resulta em uma camada grossa e resistente. Essa deve ser a base para a técnica aplicada na construção das casas, que proporcionará flexibilidade, ao mesmo tempo em que reduz o uso de novos materiais.

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.