- Publicidade -

Casa coberta por domo geodésico tem vista para aurora boreal

Construída para uma vida mais sustentável, a Nature House garante plantio de alimentos e a vista para a aurora boreal da varanda

casa domo aurora boreal
Foto: Solardome Industries

Viver no Círculo Polar Ártico pode parecer uma ideia equivocada para muita gente. O frio extremo assusta e não é o melhor clima para seres humanos. Mas, uma família norueguesa conseguiu criar um espaço extremamente aconchegante na ilha de Sandhornøya.  O projeto dos Hjertefølger, uma família de 6 pessoas, começou em 2013 – a família decidiu encontrar caminhos para uma vida mais sustentável, em meio a natureza. E entre os benefícios está a possibilidade de ver a aurora boreal da varanda.

- Publicidade -
casa domo aurora boreal
Foto: Solardome Industries

A casa de três andares foi toda construída com materiais orgânicos, como areia, água e argila e ganhou o nome de Nature House. Para que a vida no clima extremo fosse possível, esta moradia foi toda coberta por uma linda cúpula geodésica solar funcional. A estrutura exerce funções fundamentais para a vida na ilha: proteção contra ventos fortes e nevascas; ajudar a manter a casa aquecida, mantendo a temperatura uniforme ao longo do ano; funcionar como um escudo protetor para a radiação ultravioleta; e minimizar a manutenção da casa.

casa domo aurora boreal
Foto: Solardome Industries

Além disso, a cúpula funciona como uma grande estufa e ajuda a família a manter um modo de vida autossustentável, já que conseguem plantar seu próprio alimento, com uma variedade de espécies que não sobreviveriam ao frio extremo. Maçãs, cerejas, ameixas, damascos, kiwis, uvas, pepinos, tomates, ervas, abóboras e melões estão entre os cultivos domésticos.

casa domo aurora boreal
Foto: Solardome Industries

Um sistema de captação e tratamento de água, garante a irrigação dos jardins e horta e também água para toda a família, diminuindo ainda mais o impacto ambiental da construção.

casa domo interior
Foto: Solardome Industries

O projeto da cúpula é da empresa especializada Solardome. Para esta construção, os especialistas escolheram um sistema otimizado para projetos personalizados, o Solardome Pro. Com um design forte e robusto, a cúpula de 15 metros de diâmetro e 7,5 metros de altura foi erguida em apenas 3 semanas, grantindo a proteção da casa de 200m², de uma área externa de 80m² e de um outro jardim na cobertura de 100m².

- Publicidade -
casa domo aurora boreal
Foto: Solardome Industries

As cúpulas geodésicas são estruturas muito resistentes e têm uma usam uma quantidade baixa de materiais, 30% a menos em relação a construções retangulares. Outra característica importante é que não são necessárias fundações muito profundas, o que diminui ainda mais o tempo de construção e o impacto ambiental.

casa domo
Foto: Solardome Industries

Segunda a Solardome, a estrutura de alumínio utilizada para a Nature House tem uma vida útil estrutural de mais de 100 anos e não requer manutenção regular. Foram usados 360 painéis de vidro e um comprimento total de 832m de alumínio reciclado. O domo tem um conjunto de portas duplas, 11 janelas, cinco das quais são controladas digitalmente, e uma grande abertura de porta para permitir o acesso a uma área de deck externa.

casa domo noruega
Foto: Solardome Industries

O interior e rústico e super aconchegante, cria um ambiente caloroso e acolhedor longe do clima frio do inverno ártico. Isso significa que você pode ter uma visão da incrível aurora boreal em um lugar confortável, o que por si só já justifica a construção.

- Publicidade -
casa domo
Foto: Solardome Industries
casa orgânica interior
Foto: Solardome Industries

“Nós amamos a casa; tem uma alma própria”, conta disse Ingrid Hjertefølger. Ela disse que a família e amigos trabalharam ativamente durante todo o processo de construção, que também gerou mudanças pessoais. “O que nos surpreende é o fato de termos nos construído de novo enquanto construímos a casa. Oprocesso nos mudou, nos moldou”.

casa domo construção
Foto: Solardome Industries

Depois anos morando na Nature House, o encanto continua. A casa é responsável por reunir amigos e a pequena comunidade da ilha, além de ser um lugar que garante uma vida sustentável e conectada com a natureza para toda a família.

casa domo yoga
Ingrid é apaixonada por permacultura e yoga. Foto: Solardome Industries

“A sensação que temos ao entrar nesta casa é diferente de entrar em qualquer outra casa”, compartilha Ingrid. “O ambiente é único.  É difícil de explicar. Mas teria sido impossível obter essa sensação de uma casa que outra pessoa planejou e construiu para nós, ou uma casa com cantos e linhas retas.”

Para entender melhor as palavras de Ingrid, confira este VÍDEO.

casa domo
Foto: Solardome Industries