- Publicidade -

A dupla de artistas canadenses Peter Gibson e Brian Armstrong criou uma instalação que imita o ecossistema, feita inteiramente de materiais recicláveis. A escultura, parte do projeto batizado de “Fragile” está exposta em um centro comercial de Montreal, no Canadá.

O trabalho marca uma nova área de atuação dos artistas, que são conhecidos por suas intervenções urbanas feitas através do graffiti. A escultura tem altura média de cinco andares e foi feita a partir do uso de 13.750 garrafas plásticas, papelão, latas, plástico bolha e cabides, que após serem transformados deram “vida” a um ecossitema, com peixes, sapos, libélulas, lagoas, cachoeiras, vitórias-régias, algas e árvores.

Em declaração ao site norte-americano TreeHugger, Armstrong explicou que tratar da fragilidade do planeta e dos ecossistemas se tornou algo clichê, por isso muitas pessoas não dão conta da importância da preservação.

- Publicidade -

Os dois canadenses são comparados ao artista britânico Banksy, que através de seus desenhos em fachadas busca chamar a atenção da população às causas políticas e sociais. “Acho que minha intenção era criar uma linguagem que funcionaria como uma forma de sátira, acentuando o absurdo inerente a certos aspectos da vida urbana, espaço urbano e as políticas públicas”, declarou Gibson.

O “Fragile” permanecerá exposto no shopping em Montreal até o dia 30 de outubro.

Redação CicloVivo

Siga as últimas notícias do CicloVivo no Twitter

- Publicidade -