- Publicidade -

O arquiteto Bejamin Garcia Saxe construiu uma casa sustentável inteiramente feita de bambu e outros materiais naturais, na selva da Costa Rica.

Foi Helena, a mãe do arquiteto, que o motivou a executar este projeto. Ela havia se mudado para a selva costarriquense para fugir dos centros urbanos e  construiu sua casa com base em restos de madeira, bolsas plásticas e outros materiais recicláveis.

Para melhorar a qualidade de vida de Helena, García Saxe idealizou esta casa de bambu, para que ela vivesse melhor, mas de maneira que a estrutura da casa ainda mantivesse uma relação íntima com o meio ambiente.

- Publicidade -

A construção tem dois módulos. Um quarto separado da cozinha, e uma sala de estar de frente a um pátio aberto. Os espaços foram projetados para se manterem  constantemente ventilados e com grande iluminação natural. Além disso, a construção inteira é protegida do calor do sol graças ao formato do telhado.

A fundação é feita de concreto e sua estrutura é de aço, a casa é formada por anéis de bambu e a cobertura é feita de lona,proporcionando sombreamentos e proteção a casa toda.

Para García Saxe, era importante que o quarto da casa tivesse um espaço aberto, pelo qual fosse possível ver a lua. Desta maneira, Helena poderia dormir sob o céu aberto, porém de maneira segura e protegida.

- Publicidade -