- Publicidade -

Rolls-Royce lança navio que reduz em 40% a emissão de gás carbônico

O modelo busca reduzir as emissões de óxido de nitrogênio em 90%.

A companhia Rolls-Royce plc desenvolveu um navio ecológico com motor movido a gás natural liquefeito (GNL), que permite que a embarcação emita 40% menos dióxido de carbono em relação aos navios tradicionais.

- Publicidade -

Batizado de Eidsvaag Pioner, o navio da empresa britânica foi adquirido pela empresa norueguesa Eidsvaag AS. A Rolls-Royce atua nas áreas de energia, aviação, naval e defesa, este foi o seu primeiro barco ecológico.

O transporte projetado possui um eixo gerador híbrido que aumenta o rendimento no uso de energia e um sistema de propulsão que combina hélice e leme. Além disso, ele busca reduzir as emissões de óxido de nitrogênio em 90%.

O presidente da Rolls-Royce na América do Sul, Francisco Itzaina, acredita que a solução para reduzir as emissões e o custo de combustível é combinar diferentes tecnologias em um único projeto. "O navio ecológico faz isso e é parte de um sistema de propulsão altamente eficiente", afirmou ele, em nota distribuída à imprensa.

Um dos navios mais ecológicos do mundo é o Viking Grace, construído na Finlândia. O modelo é um transatlântico que também é movido a gás natural com capacidade para 2.800 passageiros. O Brasil também já possui seu transporte marítimo ecológico, é o E-ship 1 movido à energia eólica. O equipamento, da empresa alemã Enercon GmbH, foi inaugurado no Ceará, em 2011.

- Publicidade -

O modelo britânico deverá entrar em serviço nos próximos dias. Com informações do Estadão.

Redação CicloVivo

- Publicidade -