- Publicidade -

Placa solar transparente pode ser usada até em telas de smartphones

O modelo seria capaz de transformar qualquer folha de vidro em um captador solar.

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Michigan desenvolveu uma célula fotovoltaica totalmente transparente. O modelo seria capaz de transformar qualquer janela ou folha de vidro, como a tela de um celular, em um captador solar.

- Publicidade -

Esta não é a primeira vez que cientistas fazem placas solares deste tipo, mas os norte-americanos garantem que esta é a única totalmente transparente. Cientificamente, isso é algo muito difícil de alcançar. Para produzir energia, as células absorvem a luz e a converte em elétrons. Com um material totalmente transparente, toda a luz passaria por ele.

Para contornar este problema, os pesquisadores da Universidade de Michigan usaram uma técnica diferente para coletar essa luminosidade. Ao invés de criar uma célula fotovoltaica transparente, eles criam um concentrador solar luminescente transparente (TLSC).

Conforme informado pelo site ExtremeTech, o equipamento consiste em sais orgânicos que absorvem comprimentos de onda específicos, não-visíveis de luz ultravioleta e infravermelho. Depois eles são iluminados com outro comprimento de luz infravermelha, guiada para a extremidade das placas, onde estão as tiras finas de células fotovoltaicas tradicionais, transformando a luz em eletricidade.

Até o momento o modelo alcançou eficiência de 1% nos testes aos quais foi submetido. Mas, os especialistas esperam subir este número para 5%. O percentual não é muito diferente dos concentrados não transparentes, que chegam a 7%.

- Publicidade -

Se analisados individualmente, a eficiência do modelo pode ser pequena. Mas, isso muda ao considerar a imensa gama de aplicações industriais e comerciais. A placa solar transparente poderia substituir qualquer cobertura de vidro em prédios, casas, indústrias, carros, eletrônicos e muito mais.

Redação CicloVivo

- Publicidade -