Projeto de Lei obriga plantio de árvore em novas construções no interior de SP

A cidade de Fernandópolis, no interior de São Paulo, pode ficar mais verde. Um projeto de lei, apresentado no início deste mês pelo vereador Chico Arouca (PRB), pretende obrigar todas as novas construções a terem, pelo menos, uma árvore.

A proposta, no entanto, não se aplicaria a construções antigas, como esclareceu o vereador ao site Região Noroeste. Segundo ele, o projeto surgiu a partir da solicitação feita por mulheres de um grupo local. “Muitas construções da cidade estão sem árvores, por isso as meninas me procuraram, então decidimos propor esse projeto”, explicou Arouca.

O município de Fernandópolis está localizado na região noroeste do estado de São Paulo e possui dois importantes biomas brasileiros: o cerrado e a mata atlântica, constantemente ameaçados. Apesar de ter sido apresentado no início de março, o projeto de lei ainda não foi votado pelos vereadores.

Plantio gratuito

A Prefeitura de Fernandópolis já disponibiliza um serviço gratuito chamado Disque Árvore. Através de iniciativa, qualquer morador pode solicitar por telefone o plantio de uma árvore em casa ou na calçada em frente à residência.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, responsável por coordenar o projeto, as equipes plantam cem mudas por mês. Entre as espécies usadas no plantio estão: Oiti, Espirradeira, Reseda, Chapéu de Napoleão, Pata de Vaca, Jacarandá Mimoso e Ipê Mirim.

Redação CicloVivo