A Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo recebe a partir desta quinta-feira (26) candidaturas de municípios que desejam receber apoio financeiro para executar sistemas de captação de água de chuva e de reuso em edifícios públicos. As inscrições vão até o dia 26 de abril.

O convênio com as prefeituras será realizado no âmbito do Programa Estadual de Fomento ao Uso Racional das Águas.

Na sua primeira fase atenderá, exclusivamente, a municípios de até 50 mil habitantes localizados na área de abrangência das bacias hidrográficas Alto Tietê, Paraíba do Sul e Piracicaba-Capivari-Jundiaí, consideradas prioritárias para o enfrentamento da atual escassez hídrica. 

Os projetos escolhidos serão custeados com recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop), mediante concessão de financiamento não reembolsável. Para esta fase inicial, o fundo dispõe de R$ 8,7 milhões.

Os equipamentos públicos que podem fazer parte do programa são creches e escolas; hospitais, postos e unidades de saúde. E ainda: outros órgãos e entidades da administração pública direta e indireta; empreendimentos habitacionais de interesse social, destinados a famílias com renda igual ou inferior a seis salários mínimos.

Os municípios interessados em receber o benefício, desde que atendam aos critérios, devem entrar em contato com a Secretaria Executiva do Fecop, pelos telefones (11) 3133-3153 / 3133-3152 / 3133-3485 ou e-mail [email protected]

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.