- Publicidade -

Dinamarqueses projetam casa feita com materiais reaproveitados

O projeto tem como intuito desenvolver modelos de residências sustentáveis com baixo custo.

A primeira “Upcycled House” está prestes a ser inaugurada. Construída em Nyborg, Dinamarca, a casa é feita a partir de materiais reciclados e de baixo impacto ambiental. O projeto tem como intuito desenvolver modelos de residências sustentáveis com baixo custo para substituir as tradicionais casas pré-fabricadas.

- Publicidade -

Este trabalho é fruto de uma parceria entre o escritório de arquitetura “Lendager Architects” e a Realdania Byg Foundation, que possuem a meta ambiciosa de terem a primeira casa construída de maneira totalmente sustentável com custos de até US$ 175 mil.

Além da preocupação com os materiais usados na estrutura da casa, o projeto também prevê soluções para reduzir os gastos decorrentes de seu uso. Por isso, a construção foi planejada levando em consideração quatro indicadores: redução nas emissões de CO2 (em comparação feita com as casas tradicionais); preço; operação e manutenção (vida útil esperada e despesas com manutenção); acessibilidade em relação aos materiais.

A primeira fase da construção já apresentou resultados expressivos, com redução de 75% nas emissões de CO2 na edificação, em relação às casas comuns. Isso é consequência da diminuição no consumo de energia, transporte e recursos.

A base para a casa foi a reutilização de dois contêineres e molduras de madeira reciclada. Eles foram dispostos sobre uma base isolante, que inclui o reaproveitamento de isopor e garrafas de vidro usadas. As paredes são de drywall, feito com gesso reciclado, e recheadas com uma manta de jornais velhos, que garantem o conforto térmico interno.

- Publicidade -

Janelas, tijolos e ripas antigos também entraram no projeto. A Upcycle House ainda conta com um telhado produzido a partir de latas de alumínio recicladas, que são processadas até virarem uma folha usada como cobertura. Com informações do World Architecture News.

Redação CicloVivo

- Publicidade -