O permacultor, educador e biólogo João Paulo Lotufo desenvolveu uma apostila sobre permacultura e agroecologia de uma forma extremamente didática. Para facilitar o entendimento, o autor, que também possui o blog Bora Permaculturar, escolheu fazer o manual em quadrinhos.

A ideia para fazer a apostila surgiu em 2017 durante uma vivência permacultural realizada em uma comunidade no interior do Haiti. Durante esta experiência, notou-se a necessidade de criar um manual de apoio para o ensino de algumas técnicas “permaculturais” na língua local, que é o crioulo haitiano.

Após alguns meses de trabalho, o resultado foi um livreto muito didático: Bon Bagay: permacultura, autonomia e resiliência – Pequeno Manual de apoio à Transição Agroecológica.

Os autores disponibilizaram gratuitamente as apostilas em versões em Português, Crioulo Haitiano e inglês.

A cartilha foi desenvolvida em parceria com o projeto missionário da International Christian Development Mission (ICDM). As ilustrações são de César Claro Trevelin.

Também é possível solicitar uma cópia impressa e fazer doações. Clique aqui para saber mais.

Veja também: Manual escrito pelo “pai” da permacultura está disponível para download

Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.