- Publicidade -

Comunidade ecológica de pequenas casas surge na Flórida

Um paraíso de casinhas, pequenas e modernas, atrai moradores interessados em um estilo de vida livre de excessos.

Comunidade ecológica
ESCAPE Homes

Um paraíso de casinhas, pequenas e modernas, dão forma a uma comunidade única em Tampa, cidade da Flórida (EUA). Construída pela empresa Escape, o conjunto residencial atrai interessados em um estilo de vida livre de excessos.

- Publicidade -

Grandes móveis, quinquilharias ou objetos sem uso. Nada disso tem vez na chamada “tiny house”. Os lares são minúsculos. “Este é um novo conceito de viver no século 21, sensível à nova realidade em que vivemos, que é acessível, bonita e ecologicamente correta”, afirma a companhia.

Ainda assim tudo é bastante aconchegante. Há várias janelas e portas envidraçadas em cada casinha, o que tanto permite a entrada abundante de luz natural como também o avistamento da paisagem arbórea que circunda a área. 

Embora padronizadas com design minimalista, as residências têm detalhes arquitetônicos com layouts cuidadosos e incluem recursos de economia de energia – algumas até incorporam energia solar. Todas as unidades também possuem sua própria lavanderia e são totalmente climatizadas.

As casas também variam em tamanho, podendo acomodar de duas a seis pessoas.

- Publicidade -
Fotos: ESCAPE Homes

Na Tampa Bay Village, como foi batizada, os moradores compartilham tarefas e espaços ao livre. Está previsto no local ainda a instalação de uma grande piscina e mais áreas de estar. Inaugurada em 2020, a comunidade foi impulsionada pela fuga das cidades – fenômeno que cresceu desde o início da pandemia. Aliás, a própria construção busca ser um modelo para um “mundo pós-pandêmico”. 

Em junho de 2020 as unidades do vilarejo estavam à venda por valores entre 47 mil e 82 mil dólares. Passado um ano, não há mais casas disponíveis para compra. “A oportunidade de trabalhar remotamente, reduzir a pegada de carbono e ainda morar em uma bela casa por uma fração do custo motivou as pessoas a pensarem em ‘viver minúsculo’”, afirmou Dan Dobrowolski, fundador da Escape ao site Dwell.

Por conta do sucesso e rápida procura de jovens a aposentados, a companhia já está desenvolvendo uma nova comunidade com unidades a partir de 120 mil dólares. Além disso, a Escape vende separadamente as minúsculas casas, que podem ser levadas para onde o cliente quiser. Um dos modelos foi projetado em parceria com a IKEA, confira aqui.

- Publicidade -