Comunidade ecológica
ESCAPE Homes
- Publicidade -

Um paraíso de casinhas, pequenas e modernas, dão forma a uma comunidade única em Tampa, cidade da Flórida (EUA). Construída pela empresa Escape, o conjunto residencial atrai interessados em um estilo de vida livre de excessos.

Grandes móveis, quinquilharias ou objetos sem uso. Nada disso tem vez na chamada “tiny house”. Os lares são minúsculos. “Este é um novo conceito de viver no século 21, sensível à nova realidade em que vivemos, que é acessível, bonita e ecologicamente correta”, afirma a companhia.

Ainda assim tudo é bastante aconchegante. Há várias janelas e portas envidraçadas em cada casinha, o que tanto permite a entrada abundante de luz natural como também o avistamento da paisagem arbórea que circunda a área. 

- Publicidade -

Embora padronizadas com design minimalista, as residências têm detalhes arquitetônicos com layouts cuidadosos e incluem recursos de economia de energia – algumas até incorporam energia solar. Todas as unidades também possuem sua própria lavanderia e são totalmente climatizadas.

As casas também variam em tamanho, podendo acomodar de duas a seis pessoas.

Fotos: ESCAPE Homes

Na Tampa Bay Village, como foi batizada, os moradores compartilham tarefas e espaços ao livre. Está previsto no local ainda a instalação de uma grande piscina e mais áreas de estar. Inaugurada em 2020, a comunidade foi impulsionada pela fuga das cidades – fenômeno que cresceu desde o início da pandemia. Aliás, a própria construção busca ser um modelo para um “mundo pós-pandêmico”. 

Em junho de 2020 as unidades do vilarejo estavam à venda por valores entre 47 mil e 82 mil dólares. Passado um ano, não há mais casas disponíveis para compra. “A oportunidade de trabalhar remotamente, reduzir a pegada de carbono e ainda morar em uma bela casa por uma fração do custo motivou as pessoas a pensarem em ‘viver minúsculo’”, afirmou Dan Dobrowolski, fundador da Escape ao site Dwell.

Por conta do sucesso e rápida procura de jovens a aposentados, a companhia já está desenvolvendo uma nova comunidade com unidades a partir de 120 mil dólares. Além disso, a Escape vende separadamente as minúsculas casas, que podem ser levadas para onde o cliente quiser. Um dos modelos foi projetado em parceria com a IKEA, confira aqui.

- Publicidade -