Ao invés de descartar as latas de aço, é possível reaproveitar estas embalagens para construir jardins verticais, uma boa dica para decorar os ambientes com um toque especial de sustentabilidade. Os jardins verticais feitos com latas de aço podem ser pendurados em pequenos espaços em apartamentos, escritórios e varandas.

O passo a passo é simples. Para montar o jardim, use latinhas como as de leite em pó e achocolatado. Para plantar, vale soltar a imaginação com as mais diversas opções de flores e até mesmo de temperos, como salsinha, cebolinha e alecrim. Para decorar a lata, vale usar tecidos, fitas, tintas, botões e o que mais a sua criatividade desejar!

“O ideal é usar latas de aço para esse tipo de passo a passo, pois são 100% recicláveis. Para identificar que a lata é de aço, basta aproximar um imã. Se grudar, a lata é de aço”, enfatiza Thais Fagury, presidente da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço).

Jardim vertical com latas de aço

Materiais

  • 3 latas de aço pós-consumo de achocolatado ou de leite em pó;
  • 1 pacote de terra;
  • 1 martelo;
  • 1 prego;
  • 1 rolo de barbante;
  • Tinta e material para decorar
  • Tesoura;
  • mudas de plantas da sua preferência.

Como fazer

O primeiro passo é pintar e decorar as latas de aço. Após isso, coloque-as ao lado e espere a tinta secar.

Após estar seca, com o prego e o martelo, faça dois furos na base e dois furos na lateral. São por estes furos que o barbante deve passar para que as latas fiquem conectadas. Faça também furos no meio da base das latas para escoar a água.

Primeiro, passe o barbante por um dos furos da lateral da lata 1.

Feito isso, passe o barbante pelos dois furos da base da lata 2.

Volte para a lata 1 e passe o barbante pelo segundo furo da lateral. Desta forma, as latas de aço ficarão conectadas. Repita esse processo, passando o barbante pelas latas 2 e 3. Assim a estrutura do jardim vertical estará pronta!

Preencha as latas de aço: use argila expandida na base para garantir uma boa drenagem e complete com terra.

Coloque a muda de sua preferência.

Pronto! Agora é só colocar o jardim sustentável na sua casa e deixar o ambiente mais charmoso!