- Publicidade -
concurso fotografia
Selecionada entre mais de mil inscritas, uma foto subaquática de um leão-marinho da Califórnia, tirada pelo fotógrafo Tyler Schiffman, dos Estados Unidos, ganhou o Grande Prêmio de 2019. Foto: Reprodução | TNC

A The Nature Conservancy (TNC), ONG global que trabalha pela conservação do meio ambiente, anunciou a retomada do seu Concurso Anual Global de Fotografia. As inscrições para a participação na quarta edição do concurso vão até dia 31 de agosto.

- Publicidade -

O primeiro colocado do Grande Prêmio ganhará um pacote de máquinas fotográficas, avaliado em US$ 4 mil, e o vencedor do Prêmio da América Latina ganhará um pacote de viagem e hospedagem no Hotel Explora Torres del Paine, na Patagônia Chilena.

Suspenso em 2020 devido à pandemia, o concurso é dividido em quatro categorias: Pessoas e Natureza (recreação, aventura ou uma experiência na natureza), Paisagem (lugares com ou sem pessoas), Água (dentro, fora ou submerso na água), Vida Selvagem (na natureza ou no quintal), além de um prêmio para a Escolha Popular (em que o público do site é o juiz).

Em cada grupo, as fotos serão julgadas por sua originalidade, excelência técnica, composição, impacto global, mérito artístico e relevância do tema para a natureza e para os seres humanos.

Imagem vencedora na categoria Pessoas e Natureza em 2019. Foto: Reprodução | TNC

O anúncio dos vencedores será feito em setembro, no site e redes sociais da TNC Brasil.

- Publicidade -

Nesta edição, as imagens vencedoras serão selecionadas por um time de juízes especializados que inclui o cantor e compositor americano Ben Folds, um fotógrafo ativo e membro da prestigiada Sony Artisans of Imagery. Além do Grande Prêmio e do Prêmio da América Latina, o primeiro colocado de cada uma das quatro categorias – Pessoas e Natureza, Água, Paisagem e Vida Selvagem- receberá um prêmio de 750 dólares.

Para a categoria People’s Choice, o público poderá votar em sua imagem favorita entre os dias 1º e 15 de setembro acessando tnc.org.br, e o vencedor levará um prêmio de mil dólares.

Fotógrafos de todos os níveis de habilidades e conhecimento podem participar. Para saber mais sobre as regras do concurso, especificações fotográficas e como inscrever os trabalhos é só acessar tnc.org.br/concursodefotos.

- Publicidade -
Imagem vencedora na categoria Vida Selvagem em 2019.Foto: Reprodução | TNC

Concurso Anual Global de Fotografia

Concurso Anual Global de Fotografia da The Nature Conservancy mobiliza profissionais do mundo todo. Na primeira edição, em 2017, o brasileiro Wendell Medeiros, de Santarém (PA), foi o ganhador da categoria Escolha Popular, com uma imagem de uma vitória-régia em formato de coração, tirada no Museu Paraense Emílio Goeldi, em Belém. A imagem foi escolhida entre as quase 33 mil imagens inscritas e selecionada por um júri de fotógrafos de natureza como uma das 100 melhores.

Em 2018, o concurso recebeu um recorde de 57.489 fotos de 135 países. No total, três brasileiros levaram prêmios em diferentes categorias. Entre eles, Roberto Moccini Formiga, do Rio de Janeiro, na primeira colocação da categoria Vida Selvagem; Aline Fortuna, do Rio Grande do Sul, em segundo lugar na categoria Paisagem; e Jorge André Diehl, do Distrito Federal, também na segunda colocação na categoria Água. Uma foto de dois cavalos selvagens, “Stallions Playing” em Camargue, França, tirada por Camille Briottet de Lyon, França, levou o Grande Prêmio.

Menção Honrosa vencedora na categoria Escolha Popular em 2019. Foto: Reprodução | TNC