sons da natureza
Foto: Dan Gomer | Unsplash

Com o aumento de casos de contaminação e a consequente ocupação de leitos de UTI para Covid-19 – beirando a capacidade máxima em diversos hospitais – viajar não é uma boa opção para este mês de janeiro. Na falta do fim de semana na praia ou no mato, dá para curtir um pouquinho da natureza sem sair de casa com o site Tree.fm.

Online e gratuitamente é possível ouvir os sons coletados em diversas florestas ao redor do mundo. É lógico que não substitui a sensação de estar em meio à natureza, sentindo o cheiro das árvores e tocando os pés na vegetação, porém pode ser uma maneira de matar a saudade. 

Os criadores do site pensaram que esta pode ser uma alternativa para ajudar a relaxar, meditar ou fazer uma espécie de versão digital do shinrin-yoku, traduzido como “banho de floresta”.

Apesar de ser uma iniciativa alemã, há ruídos de florestas de diversos países. Entre eles:  Estados Unidos, Canadá, Japão, Indonésia, Coreia do Sul, China, Índia, Rússia, Gana e até do Brasil. Todos os arquivos de áudio foram captados e compartilhados com licença Creative Commons. Isto é, downloads e cópias são permitidos desde que para uso privado e não comercial. 

Acesse aqui o Tree.fm e abra seus ouvidos para sintonizar o canto dos pássaros, os sons da água, do vento, dos macacos e da folhagem se movimentando. 

Foto: Dmitry Gladkikh / Unsplash

Leia também:

Conheça – e ouça! – a maior e mais antiga biblioteca de sons da natureza

Você sabe como as tartarugas se comunicam? Ouça o som