- Publicidade -

Green Dating: consciência ambiental é importante para “dar match”

Pesquisa mostra que 69% dos jovens entre 18 e 34 anos valorizam ‘mentalidade verde’ para possíveis romances

coração mãos casal
Foto: Kristina Litvjak | Unsplash

Uma pesquisa realizada pelo Bumble – aplicativo de relacionamento em que as mulheres dão o primeiro passo e iniciam a conversa – a conscientização ecológica vem ganhando importância na escolha de possíveis parceiros e parceiras. As pessoas tem deixado claro suas opiniões sobre sustentabilidade e falando sobre hábitos e cuidados com o planeta, gerando uma tendência que a plataforma chamou de “Green Dating”, ou encontro verde.

- Publicidade -

O conceito do “Green Dating” se popularizou entre os usuários Millenials e Gen Z, com idades entre 18 e 34 anos, que são mais ativos nos aplicativos de namoro e, também, as gerações mais empenhadas com o ativismo ecológico. Isso explica porque a conscientização tem influenciado cada vez mais a busca por uma conexão romântica.

casal beijo
Foto: Pixabay

O estudo do Bumble descobriu que mais de 69% dos usuários entre 18 e 34 anos acham que é importante estar ciente de seu impacto ambiental. Isso se traduz no comportamento em relacionamentos, com mais de 59% querendo namorar alguém que compartilhe das mesmas opiniões sobre sustentabilidade e responsabilidade ambiental.

Os pesquisadores explicam que a consciência ambiental não influencia apenas as opiniões positivas, mas também servem como as famosas “Red Flags” – bandeiras vermelhas em relação ao comportamento de alguém, indicando que esta pode não ser uma boa escolha para um match perfeito. Isso é particularmente verdadeiro quando se trata de quem nos interessa, com mais da metade (59%) dos entrevistados achando mais atraente alguém que se preocupa com o impacto ambiental.

Entre as mulheres da Geração Z, com idade entre 18 e 24 anos, essa tendência é ainda maior: 70% afirmaram que consideram atraente alguém que está agindo para reduzir sua pegada ambiental.

- Publicidade -
mulheres
Foto: Greg Raines | Unsplash

O estudo também aponta que mais de 36% dos respondentes acha que pessoas que se preocupam com o meio ambiente são melhores parceiros porque isso mostra que são atenciosos e sensíveis, além de compartilharem os mesmos valores. Para mostrar seu interesse em um estilo de vida ecologicamente consciente e encontrar outras pessoas que se sintam da mesma maneira, os usuários do Bumble podem adicionar o selo ‘Causas ambientais’ ao seu perfil ou também selecionar selos de interesse para ‘vegetarianismo’ ou ‘veganismo’.

Javier Tuiran, o porta-voz da Bumble, explica: “Proteger o planeta está na mira da Geração Z e dos Millennials. Vemos como isso influencia cada vez mais as decisões que eles tomam em seus encontros e relacionamentos. Dados da pesquisa Trends for Dating 2023 do ano passado revelaram que para 39% dos entrevistados era importante que seu parceiro estivesse ciente de seu impacto ambiental e para 31 % que seu futuro parceiro tivesse um estilo de vida voltado para o desenvolvimento sustentável. Hoje sabemos que temos que mudar nossos hábitos pelo planeta e fazer isso juntos parece mais fácil e divertido”.

games problemas ambientais
Foto: iStock

A ascensão do ‘Green Dating’ também aponta para mais consciência e valorização de certos hábito. Para mais de 38% dos solteiros, a reciclagem – ou a falta dela – é a maior “red flag”, mas isso não é tudo. Veja abaixo os piores alertas, segundo os usuários e usuárias do aplicativo:

- Publicidade -
  1. Se recusar a reciclar (38%)
  2. Não se importar com o meio ambiente (37%)
  3. Recorrer a serviços de entrega ao domicílio quando não é necessário (23%)
  4. Optar por um transporte mais confortável e com maior pegada de carbono (21%)
  5. Ainda consumir uma dieta contendo muita carne (20%)
  6. Não querer mudar os hábitos que agridem o meio ambiente (18%)
  7. Não se preocupar em comprar produtos sustentáveis/orgânicos ou sazonais (18%)
casal
Foto: Pixabay

Nota: Todos os números, salvo indicação em contrário, são do YouGov Plc. O tamanho total da amostra foi de 1.014 adultos. O trabalho de campo foi realizado entre 6 e 13 de março de 2023. A pesquisa foi realizada online. Os números foram ponderados e são representativos de todos os adultos da França de 18 a 34 anos.