Por Ana Lúcia Machado

educação ao ar livre é ainda um grande desafio para as escolas no Brasil, por isso selecionamos 5 livros que vão te inspirar a levar as crianças para fora da sala de aula, desde a educação infantil até o ensino médio.

A britânica Juliet Robertson, consultora educacional especializada em educação ao ar livre, afirma que a interação e exploração dos espaços abertos trazem oportunidades educativas muito mais efetivas e perduráveis para as crianças e jovens e que todo o currículo pode ser ensinado fora da sala de aula.

O potencial educador dos espaços naturais é enorme, sem contar que é a maneira mais eficaz de estimularmos a apreciação e respeito pela natureza e todos os seres viventes, e de desenvolvermos uma compreensão de como podemos cuidar do nosso meio ambiente.

Vamos às indicações:

1. Alfabetização Ecológica – A educação das crianças para um mundo sustentável – Fritjof Capra e outros

 

 

O livro reúne teoria e prática com base no que existe de mais avançado em termos de pensamento sistêmico, ecologia e educação. Fonte de ideias para aqueles interessados no desenvolvimento de novas formas de ensino e na ampliação dos conhecimentos ecológicos das crianças. 

2.Desemparedamento da infância – A escola como lugar de encontro com a natureza – organização  de Maria Isabel Amando de Barros

O livro apresenta experiências do Brasil e do mundo em escolas que possibilitaram que as crianças aproveitassem mais seus territórios educativos como lugares de aprendizado e de brincar livre.

3.Dedo verde na escola – Cultivando a alfabetização ecológica na educação infantil – Monica Pilz Borba

Esta publicação é dedicada a todos os professores e educadores interessados em promover a cultura da sustentabilidade em suas escolas, potencializando a construção de valores, rumo a uma sociedade sustentável. 

4.Educação Infantil como direito e alegria – Em busca de pedagogias ecológicas, populares e libertárias – Lea Tiriba

Este livro aponta caminhos para uma educação comprometida com a saúde das crianças e do planeta, buscando concepções e práticas que religuem os seres humanos à natureza e digam não ao consumismo e ao desperdício.

5.A última criança na natureza – Resgatando nossas crianças do transtorno do defict de natureza – Richard Louv

Este livro apresenta uma abrangente síntese de pesquisas e também de histórias de todo o mundo que relacionam a presença da natureza na vida das crianças com seu bem-estar físico, emocional, social e acadêmico.

Quer mais dicas de publicações que falam sobre educação ao ar livre? Acesse aqui.