Nas semanas que antecedem as férias de dezembro, os alunos da escola Gaelscoil Mhíchíl Uí Choileáin, na Irlanda, recebem lições de casa diferentes. Ao invés das tradicionais tarefas, as crianças devem praticar atos de bondade.

Os estudantes recebem um ato de bondade a cada dia da semana. Segundas-feiras é o dia de se comunicar com uma pessoa mais velha. Nas terças-feiras, o dever é ajudar um membro da família e fazer algumas das tarefas de casa sem que ninguém tenha pedido. Quartas-feiras são para atos aleatórios de bondade de qualquer tipo e com qualquer pessoa. Já as quintas-feiras são dedicadas para atos de bondade própria, que promovam o bem-estar dos alunos.

Os atos de bondade são registrados em um diário e compartilhados com a turma. A escola também criou o “cubo de bondade”: os alunos escrevem mensagens positivas para aumentar a auto-estima dos colegas e depositam lá. As mensagens são lidas às sextas-feiras pela manhã.

Este é o terceiro ano do programa educacional. Em 2018, o foco foi a gratidão. “Estamos encorajando nossos alunos a pensar sobre o verdadeiro espírito do Natal, o espírito de bondade e generosidade. Com tanta ênfase no aspecto materialista e comercial do Natal, costumamos ignorar o que realmente é … Boa vontade!”, conta a diretora assistente Íde Ní Mhuirí.