- Publicidade -

4 instalações artísticas e sustentáveis ocupam o Ibirapuera

Organizações e artistas se unem e expressam causas, ações e ativismos por meio da arte.

- Publicidade -

Em 2014, a Virada Sustentável ganha reforço nas artes visuais. Criado com a proposta de aproximar artistas das organizações socioambientais, o Causa+Arte ocupa e transforma o Parque Ibirapuera em um museu de sustentabilidade a céu aberto. Os artistas Jaime Prades, Ise, Binho Ribeiro, além do centro de criação BijaRi e o projeto Urban Trash Art idealizaram obras que refletem os conceitos e eixos de atuação de cada organização participante, resultando em um circuito de instalações que ficará exposto ao público até o dia 28 de setembro de 2014.

"O circuito de instalações é uma conquista, uma confirmação. Desde sua primeira edição, a Virada Sustentável traz em seu cerne a questão de mudança cultural. Esta estratégia é mais do que bem vinda, é necessária. O Causa+Arte faz exatamente isso – uma arte voltada para as questões cruciais do planeta, de forma livre e irreverente", explica o artista Jaime Prades.

Ao todo serão cinco instalações sobre os temas consumo consciente, resíduos sólidos, água, recursos naturais, direito da criança, provenientes das causas do Instituto Akatu, Afroreggae, PanoSocial e SOS Juventude, SOS Mata Atlântica, WWF-Brasil e Instituto Alana. Confira abaixo:

Ise | Instituto Akatu | Consumo consciente

- Publicidade -

Inspirado na causa do consumo consciente, defendida pelo Instituto Akatu, o artista paulistano Cláudio Ferreira Duarte, conhecido como Ise, produziu a instalação Janelas para o Voo. “Abrir uma janela e se preparar para um voo é tudo que São Paulo precisa ver adiante, olhar para frente, enxergar mudanças em prol comum! Seria incrível ver isso: uma cidade sem diferença social de bairros”, diz Ise.

Ise nasceu em 1979, no bairro do Cambuci. Tem suas obras espalhadas por muitas partes do mundo: Alemanha, Estados Unidos, Inglaterra, Espanha, Índia, Nepal, dentre outros. Os traços podem ser vistos por muitas ruas de São Paulo. Hoje o artista vive uma fase de misturar natureza com o caos urbano, algo que sente estar em escassez.

- Publicidade -

WWF | BijaRi | Overshoot Day e recursos naturais

Idealizada em parceria entre o WWF-Brasil e o coletivo de arte e design Bijari, a obra de arte é composta por fardos de resíduos, plantas e materiais recicláveis. A ideia é representar o comportamento da sociedade, que compromete os recursos do planeta para consumir cada vez mais, mesmo sem necessidade.

BijaRi é um centro de criação em artes visuais e multimídia. O trabalho deriva de uma pesquisa constante situada na convergência entre arte, tecnologia e design.

WWF-Brasil é uma organização não-governamental dedicada à conservação da natureza com os objetivos de harmonizar a atividade humana com a conservação da biodiversidade e promover o uso racional dos recursos naturais.

SOS Mata Atlântica | Jaime Prades | Água

A instalação À Deriva trabalha a causa da Água e remete a uma cena bucólica presente no imaginário popular: do barquinho atracado na margem do rio. Trazendo a reflexão “Se a água entrar em extinção?”, o rio é representado pelo fluxo de 800 galões de água de 20 litros vazios e de uma terra representada por 20 m³ de entulho e resíduos encontrados nas caçambas da cidade.

A Fundação SOS Mata Atlântica é uma ONG que tem como missão promover a conservação da diversidade biológica e cultural do Bioma Mata Atlântica.

Jaime Prades é um dos primeiros artistas brasileiros a trilhar um novo paradigma nas artes visuais. Os artistas como ele, que nos anos 80 criaram uma nova arte de rua com intervenções urbanas espaciais e gráficas independentes e, portanto, desafiadoras ao sistema estabelecido, não se encaixam nos padrões profissionais acadêmicos convencionais.

Vídeo sobre a instalação: 

Afroreggae, PanoSocial e SOS Juventude | Urban Trash Art | Consumo Consciente, Ressocialização, Resíduos, Reciclagem e Reutilização

A instalação intitulada Gaiola retrata a importância da ressocialização de ex-presidiários na sociedade.

PanoSocial é uma história socioambiental de design têxtil que utiliza como matéria-prima 100% algodão orgânico ou tecido de 100% PET- reciclado. Trabalha com mão de obra formada por grupos com presença invisível no tecido social, principalmente quem já cumpriu pena em prisões de São Paulo.

Urban Trash Art começou em janeiro de 2009 e é resultado da parceria entre os artistas paulistanos Pado e Rodrigo Machado, que se apropriam do lixo urbano para fazer arte. A ideia é reaproveitar objetos e todo tipo de material que já teve utilidade e foi descartado pelo homem para conceber esculturas nas mais variadas formas e dimensões.

O evento Causa+Arte: circuito de instalações acontece no Parque Ibirapuera, localizado na Avenida Pedro Álvares Cabral, bairro Vila Mariana, em São Paulo. Inaugurado nesta quinta-feira (28), o conjunto de obras fica exposto até 28 de setembro de 2014, das 5h às 0h.  

No site oficial da Virada Sustentável é possível fazer buscas dos eventos por diversos filtros, como data, atividade, tema.