Além de jogar bola e brincar com videogame como a maioria dos garotos de sua idade, aos 12 anos, Biel Baum é apresentador do primeiro programa do mundo de culinária para crianças, chamado Arte na Cozinha, e palestrante internacional sobre alimentação saudável com foco no público infantil.

Dentre as principais questões levantadas pelo garoto, ele recomenda ter muita atenção à fonte dos alimentos – dando preferência aos produtores orgânicos e locais -, prestar atenção na higiene e segurança, variedade no consumo de frutas, verduras, legumes e cereais para absorção de vitaminas e minerais. Além disso, estimula a união da família para transformar a cozinha num local divertido e de infinitas possibilidades. 

Neste sentido, em janeiro deste ano, juntamente com sua família, ele se lançou numa jornada pelo Brasil e pela África para gravar seu primeiro documentário: "Buscamos o Paraíso". A ideia do projeto é baseada em trocas de favores, como oferecer ao anfitrião uma refeição feita por Biel, em troca de um colchão, um banho ou aulas de inglês.


Biel em oficina para crianças em São Paulo. Foto: Biel Baum

O minichef vegetariano e nômade nunca foi a escola, o que não o impediu de escrever o livro “Meu Diário para Jamie Oliver – Realizando Sonhos e Inventando Receitas”, lançado no último mês de junho; e criou, junto com sua mãe, a Escola com Asas, uma rede de aprendizagem livre que apoia crianças, jovens e adultos em busca de realização de sonhos por meio do empreendedorismo social.

Através de seus programas de TV e web, ele convida as crianças e jovens a cozinharem juntas com suas famílias, participa de campanhas nacionais e internacionais para a boa alimentação, como o Food Revolution Day, de seu mentor, o Chef Jamie Oliver, e prêmios às escolas municipais de São Paulo como o Prêmio Educação Além do Prato que visa dar oportunidade aos alunos, professores e merendeiras de como produzir refeições mais apetitosas e nutritivas.


Biel e seu mentor, o chef de cozinha Jamie Oliver. Foto: Biel Baum

Nos dias 30 e 31 de agosto, Biel participará do Festival Ação Saudável, atração inédita da Virada Sustentável que faz parte do Ação Saudável, programa de responsabilidade social da Mondel?z Brasil. No evento, ele apresentará a Oficina Imagine & Coma, um combinado de experiências lúdicas para que as crianças e suas famílias tenham contato com o ato de cozinhar ou preparar alimentos de forma divertida.

Assista ao vídeo e saiba mais sobre a história do garoto:

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.