A farinha de trigo tem diversas utilidades na cozinha, mesmo assim ainda é comum esquecer o produto no fundo da prateleira. Nesse caso, quando se dá conta o prazo de validade já passou e o destino do ingrediente é o lixo. Caso tenha que se desfazer de um pacote desses, veja antes se algumas maneiras de reutilizá-lo, ensinadas pelo Portal Ecycle, não serão úteis:

– Amadurecer abacates: Serve para acelerar o processo de amadurecimento, principalmente, quando comprá-lo fora de época. Coloque o abacate em uma tigela funda, cubra com farinha branca e deixe que descanse por um dia. Esse é o tempo necessário para que ele fique maduro.

– Soltar tampas apertadas: Alguns recipientes plásticos têm muita resistência na hora de abrir. Para contorna a situação, a dica é simples: basta jogar um pouco de farinha nas bordas do pote, que logo a tampa sairá com mais facilidade.

– Fazer massa de modelar: A famosa massinha de modelar é adorada pelas crianças, sendo um dos brinquedos simples que elas mais gostam de brincar. Mas, muitos pais não sabem que podem produzir a sua própria massa. Basta misturar: farinha, sal, água e óleo vegetal. Amasse bem e guarde em um saco plástico. Para colori-la, asse a massa e depois pinte com tinta de artesanato.

– Polir cobre: Misturando, na mesma proporção, farinha, sal e vinagre branco se formará uma substância que deixa brilhoso os itens de cobre. Aplique essa composição nos objetos e espere secar, depois basta passar um pano macio.

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.