Testes independentes encomendados pelo Centro de Saúde Ambiental (CEH), na Califórnia (EUA), encontraram altos níveis de arsênico tóxico nas marcas de água engarrafada Starkey, de propriedade da Whole Foods, e Peñafiel, da empresa Keurig Dr Pepper. A quantidade detectada estava acima do nível aceito e fabricantes e varejistas foram notificados.

“Os consumidores estão sendo desnecessariamente expostos sem conhecimento ou consentimento”, disse Michael Green, diretor executivo da CEH. “Os clientes normalmente compram água engarrafada a custos exorbitantemente altos, com a suposição de que é mais seguro e saudável beber do que a água da torneira, sem saber que estão ingerindo um metal extremamente tóxico ligado a defeitos congênitos e câncer.”

Em entrevista ao HuffPost, Green afirmou que os níveis exatos de arsênio não poderiam ser divulgados porque a organização está processando a Whole Foods e a Keurig Dr Pepper. Enquanto isso, a Keurig Dr Pepper anunciou a retirada de sua Peñafiel. O recall inclui todos os produtos de água mineral da marca, desde garrafinhas até os galões.

Problemas

A exposição ao arsênio, um contaminante encontrado naturalmente na crosta terrestre, tem sido associada a problemas de desenvolvimento do cérebro em crianças e pode levar a um aumento do risco de câncer, doenças cardíacas e diabetes. As crianças estão particularmente expostas ao risco de exposição ao arsênio porque seus corpos ainda estão em desenvolvimento, e a exposição direta pode afetar o desenvolvimento mental e físico. Além disso, o elemento pode até prejudicar o feto em decorrência da exposição a mulheres grávidas ou mulheres com probabilidade de engravidar. O metal também é conhecido como um “produto químico desregulador endócrino”, o que significa que mesmo pequenas doses podem causar estragos no sistema hormonal de um humano.

Ainda de acordo com o Centro de Saúde Ambiental, as descobertas confirmaram pesquisas anteriores, realizadas pela Consumer Reports (CR), que já haviam encontrados altos níveis de arsênio nas mesmas marcas de água engarrafada. “Peñafiel sabe há anos que seus produtos contêm níveis elevados desse metal tóxico e não tomaram nenhuma medida para informar os consumidores ou diminuir a quantidade”, afirmou a CEH em comunicado. Também a Whole Foods, popularizado como um supermercado de alimentos saudáveis, foi criticada.