No próximo sábado, 29/6 às 9h30, será realizada uma caminhada em prol do meio ambiente e da conscientização sobre o lixo. Durante o percurso, os participantes irão recolher papel, plástico e bitucas de cigarros que foram descartados incorretamente pelas ruas de Pinheiros. O grupo se concentrará em três pontos e farão trajetos distintos, são eles: Biblioteca Alceu Amoroso Lima, Praça dos Amaguás e Escola Fernão Dias. O destino final será o Ecoponto do Quitanda, na Rua Mateus Grou, 159, onde tudo será pesado e separado com o auxílio da cooperativa que atende o local.

A Caminhada Lixo Zero é uma ação do Recicla Pinheiros, uma campanha que busca amplificar a cultura consciente e responsável no bairro, unindo comunidade, organizações e estabelecimentos para valorizarem ações de sustentabilidade.

Mais de 50 estabelecimentos já estão cadastrados por possuírem pelo menos uma ação dentre os três pilares estabelecidos:descarte consciente, pontos de coleta e experiências sustentáveis. O selo descarte consciente será dado aos estabelecimentos que destinam corretamente os resíduos gerados pelos estabelecimentos e procura reduzir o uso de embalagens em suas atividades. Já os pontos de coleta, recebem dos consumidores e moradores locais materiais que podem ser reciclados ou que precisam de descarte específico, como pilhas e esponjas para louça. Os estabelecimentos com selo de experiência sustentável oferecem aos consumidores hábitos mais saudáveis, seja no mix de produtos à venda, seja na substituição de itens de uso único.

Os critérios foram estabelecidos pela TriCiclos, empresa B líder em economia circular na América Latina que, em parceria com a Atuação.CC e o Coletivo Pinheiros idealizaram o projeto. 

Caminhada Lixo Zero

Data: 29 de junho de 2019

Horário: 9h30

Local: Biblioteca Alceu Amoroso Lima, Praça dos Amaguás e Escola Fernão Dias