O vídeo Agite(-se) antes de beber, produzido pelo Idec com apoio da Oxfam International, foi gravado para demonstrar a preocupação do Instituto em relação às bebidas, sucos e néctares industrializados, que têm sido anunciadas e escolhidas como opções mais “saudáveis” e práticas para o consumo diário, inclusive para o lanche das crianças.

“Descobrimos na pesquisa  publicada na Revista do Idec de fevereiro de 2014, que as porcentagens de frutas em néctares são baixíssimas, e em alguns caso, menores do que o mínimo exigido por lei, enquanto a quantidade de açúcares são altíssimas”, explica a nutricionista do Idec, Ana Paula Bortoletto Martins.

Além da composição nutricional, os rótulos destas bebidas dificultam muito o acesso à informação seja por conta das letras pequenas ou dos nomes desconhecidos por grande parte da população.

O vídeo de cinco minutos mostra a reação de quatro crianças com idades entre 6 e 12 anos lendo o rótulo de bebidas que elas costumam beber, depois vendo o quanto realmente de fruta tem naquelas bebidas e, por fim, a opinião dos pais ao descobrir com os filhos que a maioria dos néctares possuem bem menos fruta do que o esperado.

Confira aqui o portal com dicas, publicações de referência e o que diz a legislação brasileira sobre o assunto.

As informações são do Idec. 

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.