exercícios disposição
Foto: Pixabay
- Publicidade -

Sentir o corpo mais rígido pela manhã é normal. Isso acontece porque, durante o sono ficamos muito tempo na mesma posição e essa falta de movimento traz a sensação de rigidez. Conforme nos movimentamos, a sensação vai desaparecendo gradativamente.

Uma excelente forma de reduzir esse desconforto e ainda começar o dia com mais disposição é incluir atividade física na rotina matinal para promover movimento articular e alongamento.

Os exercícios devem ser realizados de forma dinâmica, e não é necessário investir muito tempo: 15 minutos diários são suficientes para obter benefícios.

- Publicidade -

“Para se movimentar, não é necessário espaço ou vários acessórios, o mais importante é começar, ter foco, força de vontade e seguir o plano de exercícios. Os movimentos podem ser realizados inclusive durante a jornada de trabalho. Invista em exercícios e movimente-se”, orienta Stephanie Iara Heidorn, educadora física na Bodytech Company.

vida online saúde
Foto: Pixabay

Segundo Stephanie, a prática pode trazer os seguintes benefícios:

  • Ajuda os músculos a recuperar seu comprimento normal e melhora a flexibilidade.
  • Promove nutrição, aumento da produção de líquido sinovial e diminui a viscosidade articular.
  • Garante a manutenção dos movimentos e amplitude articulares.
  • Facilita a circulação sanguínea.
  • Proporciona a liberação de serotonina e endorfina que são neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar.

Veja quais são os 6 exercícios indicados pela educadora física:

1. Rotação de quadril deitado

Deitado de abdômen para cima, com os joelhos flexionados e os pés afastados, deixe os joelhos caírem para a direita e na sequência para a esquerda. Empurre sempre cada uma das pernas em direção ao chão.

2. Alongamento dinâmico de posterior de coxa

De barriga para cima, com uma perna estendida no chão e a outra flexionada no peito, segure a perna flexionada por trás do joelho e abrace esta perna, trazendo-a na direção do peito; na sequência, estenda o joelho o máximo que conseguir. Repita a sequência por 10 vezes e depois troque de perna; se sentir necessidade, use uma faixa para facilitar o movimento.

3. Rotação torácica

Deitado de lado, com uma perna estendida próxima ao chão e a outra flexionada, estenda os dois braços para o mesmo lado. O braço que vai conduzir o movimento é o que está em cima, gire o peito para o chão, deixando o braço mais a frente que o outro; na sequência, apoie as costas no chão, rodando o tronco e levando o braço para o lado oposto. Repita o exercício por 10 vezes em cada lado.

4. Gato-vaca

Em posição de quatro, com os apoios (joelhos e mãos), puxe o ar olhando para frente, estendendo a sua coluna; solte o ar olhando para o abdômen, flexionando a coluna, como um gato arrepiado. Faça a sequência por 10 vezes.

5. Alongamento dinâmico de flexores de quadril

De joelhos no chão, passe uma das pernas para frente, impulsione o seu quadril na mesma direção, contraia o glúteo, alongando a parte anterior do quadril e volte. Repita a sequência por 10 vezes.

6. Criança e cobra

De joelhos, sente-se nos calcanhares, soltando o corpo para frente. Dessa posição, se deite de abdômen para baixo e suba o seu tronco estendendo a coluna e empurrando o quadril contra o chão. Faça cinco movimentos.

- Publicidade -