dormir no calor
Foto: Katya Austin | Unsplash
- Publicidade -

A estação mais quente do ano traz dificuldade para ter uma noite de sono tranquila e reparadora. As altas temperaturas tornam mais difícil para o corpo dissipar o calor e esfriar antes de dormir. Por esse motivo, as noites quentes e úmidas de verão podem dificultar o adormecimento e o sono contínuo, reduzindo a sua eficiência.

“O calor pode interromper o tempo que passamos em cada estágio do sono, que são essenciais para regular os processos metabólicos e hormonais do corpo e contribuem com a eliminação de toxinas e o fortalecimento do sistema imunológico”, explica a Dra. Verena Senn, neurocientista e especialista do sono da empresa Emma.

Para a profissional, ter uma boa alimentação à noite e resfriar o corpo são algumas práticas que ajudam a ter um sono contínuo e de qualidade.

- Publicidade -

Confira abaixo 5 dicas para despertar pela manhã se sentindo renovado nesse calorão:

sono rotinas
Foto: Pixabay

Mantenha o quarto fresco

Manter as janelas e cortinas fechadas durante o dia é uma maneira eficaz de evitar que o quarto aqueça com a luz do sol. Você ainda pode abrir as janelas de manhã cedo e à noite para ajudar o vento a circular e deixar o ambiente mais fresco.

Encontre um bom colchão

Foto: Vladislav Muslakov | Unsplash

A temperatura do nosso corpo cai 1,5 graus Celsius quando atingimos o estágio de sono profundo. No entanto, em noites de verão extremamente quentes, chegar a esse estágio pode ser impossível. Por isso, investir em colchões tecnológicos com isolamento térmico que ajudam a regular a temperatura corporal é uma boa opção para as noites mais quentes.

Refresque-se com um banho antes de dormir

Tomar uma ducha com a água mais quente antes de dormir pode induzir um sono melhor, fazendo com que a temperatura corporal central diminua. O calor faz com que os vasos sanguíneos em nossas mãos e pés se dilatem, permitindo que o corpo elimine o excesso de calor corporal e permaneçam mais frios.

Atenção à alimentação

Uma refeição farta antes de dormir pode dificultar o esfriamento do corpo, que ainda estará digerindo a comida. Além disso, alimentos picantes aumentam a temperatura corporal, e o álcool pode causar suores noturnos que diminuem a qualidade do sono.

Resfrie pontos de pulsação

Pulsos, têmporas e pernas são algumas áreas que, quando mantidas em local fresco, ajudam a reduzir a temperatura geral do corpo. Se você está sofrendo com o calor, tente jogar um pouco de água nesses pontos para um alívio imediato.

Leia também:

- Publicidade -