A ansiedade é um sentimento cada vez mais presente na vida de milhões de pessoas. A boa notícia é que é possível ajudar a amenizar o problema por meio de certas mudanças nos hábitos alimentares.

“Para que a ansiedade seja controlada é preciso priorizar alimentos ricos em aminoácidos e vitaminas, em especial o triptofano, visto que eles aumentam os níveis de serotonina, neurotransmissor responsável por regular a sensação de bem estar do nosso organismo”, afirma Cyntia Maureen, nutricionista e consultora da Superbom, empresa alimentícia especializada na fabricação de produtos saudáveis.

A especialista ainda destaca que manter uma rotina de exercícios físicos também é fundamental.

Pensando na questão, a consultora listou alguns alimentos que contribuem para combater a ansiedade. “No entanto, vale destacar que a alimentação saudável é um fator que não dispensa a consulta ao médico, principalmente se os sintomas evoluírem para uma intensidade grave”, pondera.

Mel

Honey in a spoon and jar on a rustic background

Segundo a nutricionista, o mel atua como um agente regenerador no intestino, local onde ocorre a produção da serotonina.  “O alimento potencializa a liberação do hormônio e, consequentemente, fornece mais disposição e melhora o humor. Também vale destacar que é ótima alternativa ao açúcar, pois fornece diversos benefícios importantes para o organismo”, complementa.

Espinafre

spinach in the bowl

Cyntia afirma que o espinafre é rico em ácido fólico, e por isso, considerado um antidepressivo natural. “A substância elimina resíduos químicos oxidantes produzidos por conta do estresse e que contribui para a aparição de crises de ansiedade”, explica.

Lentilha

Green lentils with a spoon

A lentilha é fonte de cálcio e magnésio, nutrientes fundamentais para potencializar a produção da serotonina. “Também contribui para o bom funcionamento do intestino, portanto, é um aliado da sensação de bem-estar”.

Frutas cítricas

Citrus fresh fruits

De acordo com a especialista, como são fontes de vitamina C, as frutas cítricas reduzem a liberação do cortisol, conhecido como hormônio do estresse. “Limão, morango, laranja e tangerina estão entre as principais fontes”, destaca.

Alface

ripe organic green salad Romano

Por fim, a consultora da Superbom destaca que o alface também é considerado inimigo da ansiedade, já que é rico em uma substância chamada lactucina.  “Ela contém efeito calmante e relaxante que pode auxiliar até mesmo quem sofre casos de insônia, que pode estar relacionada com crises de ansiedade. A lactucina está presente em maior quantidade no talo do alimento”, finaliza.