xuxa veganismo
Foto: Divulgação

A palavra Veganuary é derivada de “vegan in january”, vegano em janeiro. A campanha com o mesmo nome é uma iniciativa mundial que convida pessoas a experimentar o veganismo, com foco no mês de janeiro, quando elas estão mais propensas a fazer mudanças positivas.

Para alavancar sua missão por um mundo vegano, a Veganuary chega ao Brasil com o objetivo de inspirar milhares de brasileiros a se inscreverem em sua jornada de 31 dias  e para isso contará com o apoio de seus Embaixadores, a apresentadora Xuxa Meneghel, o ator Emiliano d’Avila e a atriz Natalia Rosa, e Crica Wolthers (CEO Zen-app, empreendedor e investidor anjo vegano).

Os porta-vozes brasileiros se unem a outras personalidades internacionais como Joaquin Phoenix, Paul McCartney, Alec Baldwin, entre outros, para dar voz ao veganismo e ajudar a organização a atingir a meta global de 500 mil participantes em 2021.

A edição 2020 da campanha alcançou 400 mil pessoas em 192 países, destacando-se entre elas a lenda do rock Brian May, da banda Queen, que participou da jornada. 

Xuxa apresenta diversas razões pelas quais as pessoas podem se sentir motivadas a experimentar o veganismo, e destaca aquela que seria sua razão principal: o amor pelos animais.

Xuxa é vegana desde 2018 e fala abertamente sobre seu despertar para a causa. A apresentadora também será porta-voz da campanha em espanhol aos países da América Latina.

“O mundo será melhor quando respeitarmos a vida. Tirar o sofrimento e a morte dos pratos é um grande gesto e uma grande mudança cultural. É inadmissível que tenhamos que tolerar pandemias, ignorância e ganância do homem pelo gosto ou sabor de minutos na nossa boca. Vale a pena tantas mortes? Vale a pena tantas doenças? Comece por você. Mude o SEU mundo.”

Xuxa Meneghel

A organização sem fins lucrativos ressalta que, em sua última versão, as principais razões para os participantes aderirem à jornada Veganuary foram:

  • 38% pela saúde
    37% pelos animais   
  • 18% pelo meio ambiente    
  • 7% por outras razões 

“Esperamos que 2021 seja um grande ano para Veganuary na América Latina, e em especial no Brasil, porque 2020 trouxe muitas razões para tentarmos mudar nossos hábitos, desde uma pandemia às mudanças climáticas, ambas relacionadas com o consumo de carnes. Esperamos que milhares de pessoas experimentem o veganismo com a gente, e ajudem o planeta!” explica Andréa da Costa, gerente de campanha no Brasil.

Além do Brasil, Veganuary chega oficialmente à Argentina e à França, seguindo o modelo de sucesso de suas campanhas já estabelecidas no Reino Unido, Alemanha, Chile e Estados Unidos.