Desde a última semana, foi instituído em Austin, no Texas (EUA), que os restaurantes devem cumprir a Portaria Universal de Reciclagem (URO). Segundo a portaria, os estabelecimentos devem ser conscientes e se responsabilizar pelos alimentos produzidos exageradamente. 

A primeira e, mais recomendada, iniciativa é fazer doação -, alimentando os que mais necessitam. Outras opções incluem enviar restos de comida para fazendas, para servir de adubo animal, ou desenvolver soluções de compostagem. Esta última pode ser feita no próprio local ou em parceria com empresa de coleta orgânica.  

A portaria também exige que os proprietários ou gerentes de negócios assumam o papel educativo entre os funcionários, produzam informativos e incluam o Plano de Redução Orgânica disponível online

Um estudo produzido em 2015, em Austin, afirma que 85% do lixo e reciclagem da cidade vem de empresas comerciais, propriedades multifamiliares e estabelecimentos de serviços de alimentação. Dos materiais enviados para aterros, 37% são orgânicos e poderiam ter sido doados ou compostados. A portaria pretende ser um ponto essencial para a cidade alcançar o chamado “Lixo Zero” até 2040.