Com certeza muitos vão questionar o nome de pudim em uma sobremesa que mais parece um creme… Mas também não é um creme! Resolvi adotar a forma como foi denominado em outros países, onde o pudim de chia já faz parte do dia a dia. Para exemplificar melhorpoderia citar o sagu ou a tapioca. Ambos também criam esse tipo de consistência que lembra a gelatina e grãos hidratados que ficam macios.

Assim como a tapioca e o sagu, a chia não tem sabor de nada! Ou seja, o seu pudim vai ter o gosto que você determinar com a escolha dos seus ingredientes. Para hidratar escolhi o leite de coco, mas poderia ter escolhido outros tipos de leite vegetais.

Pudim de chia com abacaxi e coco

Adoçar é opcional, mas com certeza acrescenta um toque bem mais interessante para seu pudim. Escolha entre o melado, xarope de agave, açúcar mascavo… Aquele que mais agradar, ou o que houver em casa! Adoce pouco, ou o gosto sutil do abacaxi com o coco vai desaparecer!

Por fimuma última dica: espere as sementinhas de chia hidratarem bastante. O mínimo é em torno de 3 horas, mas se não tiver pressa e puder se programar, deixe na geladeira de um dia para outro. Garanto que o resultado é incrivelmente melhor.

Pudim de chia com abacaxi e coco

Pudim de chia com abacaxi e coco

Rendimento 4 porções

Ingredientes

  • 4 colheres (sopa) de sementes de chia
  • 1 xícara de leite de coco
  • 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo (ou melado, açúcar de coco, xarope de agave)
  • 1 colher (sopa) de óleo vegetal (usei óleo de coco)
  • 1 xícara de abacaxi picado em pedacinhos
  • 1/4 xícara de coco ralado

Modo de fazer

  1. Junte a chia com o leite de coco e uma colher (sopa) de açúcar em uma tigela e deixe hidratar por 3 horas ou de um dia para outro.

  2. Toste o coco ralado com 1/2 colher de sopa de óleo em fogo médio até ficar dourado.

  3. Retire o coco ralado da panela e coloque o restante do óleo. Junte o restante do açúcar mascavo e o abacaxi. Leve ao fogo, mexendo, até que fique dourado.

  4. Quando a chia estiver hidratada, transfira para tigelinhas individuais. Cubra com o abacaxi e o coco ralado. Sirva em seguida.