Macarrão de biomassa com legumes

Confira esta receita deliciosa da agricultora Cleonice da Silva Maria para a Segunda Sem Carne.

macarrão de biomassa
Foto: Engin akyurt | Unsplash

Todas as segundas-feiras o CicloVivo traz receitas deliciosas sem ingredientes de origem animal. Na última semana, foi dada uma dica de preparo para fazer biomassa de banana verde, que possui diversos benefícios em termos nutricionais. Agora trazemos um uso bem interessante desta biomassa na cozinha: você pode adotá-la no preparo de macarrão.

Macarrão de biomassa com beterraba

A receita de macarrão de biomassa foi ensinada pela agricultora Cleonice da Silva Maria ao Epagri ((Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina).

Replicamos as dicas abaixo:

Ingredientes

600g biomassa de banana verde

500g farinha de trigo

80g de beterraba ou espinafre ou ainda 150g de cenoura

2 ovos

2 colheres de óleo de soja

1 pitada de sal

Preparo

Misture todos os ingredientes e amasse bem até formar uma massa homogênea. Divida a massa em partes e abra cada uma delas com um rolo em superfície enfarinhada. Corte em retângulos, polvilhe farinha por cima e deixe a massa descansar por cinco minutos para secar um pouco. 

biomassa macarrão
Foto: Rebeca G. Sendroiu | Unsplash

Em seguida, enrole a massa como se fosse um rocambole e corte as tiras. Se preferir, use equipamento de extrusão ou máquina de preparo de macarrão em fios. Coloque o macarrão esticado para secar por mais cinco minutos. Pegue um punhado de “fios” e enrole como se fosse um ninho. Deixe secar até endurecer. 

Importante: O macarrão de biomassa pode ser cozido na hora ou guardado, depois de bem seco, em pote plástico por dois dias. O cozimento leva cerca de cinco minutos.