Hambúrguer de ora-pro-nóbis, receita prática e nutritiva

A proposta é inserir PANCs na alimentação diária, de forma simples e com ingredientes acessíveis

hamburguer ora pro nobis

A ora-pro-nóbis é uma folha consumida há muitos anos no Brasil, mais especificamente em algumas regiões do estado de Minas Gerais. Entre outros nomes que recebe está também lobrobô ou lobrobó.

Com alto potencial proteico, a ora-pro-nóbis é uma das paixões veganas, substituindo, em termos nutricionais, a carne. Nesse sentido, os valores nutricionais, o cultivo, o uso da ora-pro-nóbis vêm sendo bastante estudados e divulgados nos círculos de alimentação natural e vida saudável.

Pensando nisso, a Taís Pereira de Freitas, do Blog da Taís, criou uma receita prática e super nutritiva usando este ingrediente tão especial: o hambúrguer de ora pro nóbis.

A ideia surgiu em uma conversa com o especialista em PANCs, Arlei Santos. A proposta é inserir a ora-pro-nóbis na alimentação cotidiana, em receitas com ingredientes acessíveis. A receita fez tanto sucesso que diversas versões receitas deste hambúrguer vegano começaram a ser criadas.

Hambúrguer de ora-pro-nóbis: receita original

Essa é a receita original de hambúrguer de ora-pro-nóbis, criada pela Taís:

  • Bata no liquidificador cerca de 50 folhas de ora pro nóbis com um copo americano de água;
  • Despeje numa tigela grande;
  • Coloque farinha de mandioca aos poucos na mistura até chegar ao ponto de modelar;
  • Modele os hambúrgueres e leve ao forno em uma forma untada por 45 minutos.

Quem come derivados de leite, pode rechear ou cobrir com queijo. Também é possível temperar e dar um toque pessoal à massa do hambúrguer com ingredientes da sua preferência.

A Taís avisa que o sabor da ora-pro-nóbis fica bem realçado.