A União de Hortas Comunitárias de São Paulo reuniu uma lista de fornecedores de alimentos orgânicos e marmitas orgânicas. Todos estão fazendo entregas nesse período de isolamento social.

Montada de forma colaborativa, a planilha atende desde moradores da área central da capital paulista até residências na periferia. Há também os que entregam em outras cidades, como Atibaia e ABC.

Confira aqui a planilha de fornecedores orgânicos.

E quando os alimentos chegarem não esqueça de higienizá-los: Como higienizar bem legumes, verduras e frutas.

Alimentos orgânicos

A agricultura orgânica não utiliza agrotóxicos, hormônios, drogas veterinárias, adubos químicos, antibióticos ou transgênicos em qualquer fase da produção. Ela aposta no adubo orgânico, rodízio de culturas, diversificação de espécies, plantio direto – sem uso de trator para limpar o solo. E até as plantas consideradas “daninhas” são usadas para enriquecerem o solo. Tudo baseado em conhecimento.

Ou seja, é uma contraposição ao uso e consumo intensivo de agrotóxicos pelo qual o Brasil hoje é campeão, porém não é limitado a isso. O sistema orgânico tem como base o equilíbrio do ecossistema.

Pela saúde, plante

A aquisição de alimentos livres de agrotóxicos é mais saudável e seus benefícios econômicos a longo prazo também devem ser considerados. Não faltam estudos que relacionam a exposição aos agrotóxicos a doenças.

Apesar dos mais afetados serem os trabalhadores da indústria de agrotóxicos, o próprio Instituto Nacional de Câncer (Inca) ressalta que “toda a população está suscetível a exposições múltiplas a agrotóxicos, por meio de consumo de alimentos e água contaminados”.

Por outro lado, a desigualdade no Brasil é um fato inquestionável e seu principal centro financeiro expõe essa contradição. Uma análise recente mostrou que há oito realidades só dentro de São Paulo, portanto, não é difícil entender que o preço é uma barreira até mesmo para o consumo de alimentos comuns.

começar plantar
Foto: Markus Spiske | Unsplash

Uma alternativa é começar a cultivar hortas em casa e assim obter alguns alimentos, como ervas e temperos. Até mesmo a partir das sementes dos alimentos que você já come é possível começar a plantar.

Confira algumas matérias que podem ajudar no processo:

Como fazer mudas com as sementes do que você come

10 vegetais que podemos cultivar em ambientes menores

Engenheiros agrônomos ensinam como fazer horta em casa

Para saber mais, acesse nosso canal Horta.