A vida urbana muitas vezes significa casas ou apartamentos pequenos, com pouco espaço e quintais cada vez menores, quando existem. Mas, esta realidade não precisa ser uma limitação para quem gosta de plantar e tem vontade de cultivar os próprios alimentos.

Muitos vegetais se adaptam muito bem a pequenos vasos e canteiros. Uma das regras básicas neste caso é escolher plantas que cresçam verticalmente e não horizontalmente.

Cultivar uma horta caseira não é uma atividade cara e os resultados serão pratos com mais sabor e saúde para o seu dia a dia – além de uma possível economia com supermercado e feira.

Separamos alguns exemplos de alimentos que podem ser cultivados em ambientes pequenos e que fazem parte do nosso cardápio. Você pode escolher as suas opções preferidas e começar aos pouco o plantio.

Lembre-se que uma horta caseira deve trazer momentos de tranquilidade e bem estar. O ideal é começar aos poucos para curtir esta conexão com a natureza e entender como encaixar o cultivo na sua rotina.

Estas são algumas sugestões de alimentos que podem ser plantados em ambientes menores:

Cebolas

É possível cultivar cebolas em vasos que recebam bastante sol. A terra deve ser mais soltinha e uma dica é optar por cebolas menores, como as cebolas doces que exigem menos cuidados.

Alho

O tempero que está presente em quase todas as receitas, é também muito usado como erva medicinal para combater resfriados e problemas respiratórios. Para plantar alho é necessário um vaso com uma boa profundidade que esteja em local de muito sol.

Couve

Estas folhas verdes escuras são muito nutritivas e podem ser consumidas cruas na salada ou refogadas. Para plantar couve é necessário um vaso um pouco maior – as primeiras folhas podem ser colhidas depois de 7 semanas e a planta fornece alimento por até 10 meses.

horta caseira
Foto: Laura Rosenthal

Brócolis

Uma espécie relativamente fácil de se manter em vasos. Cada planta precisará de um vaso médio para se desenvolver.

Batata

É possível cultivas batatas em baldes de no mínimo 30 centímetros de altura. Cada balde pode ter até 3 plantas, que irão fornecer cerca de 20 batatas nas raízes em um período de 2 meses.

Beterraba

As beterrabas são uma ótima alternativa para o cultivo em vasos, porque crescem em praticamente qualquer clima ou solo. Para estas plantas, o ideal são vasos de no mínimo 25 centímetros de profundidade.

horta caseira
Foto: Unsplash

Alface

Os pés de alface crescem rápido e é possível comer o seu primeiro alface em até 45 dias. É um cultivo indicado para pequenos canteiros, mas que também pode ser realizado em ambientes internos, desde que haja incidência de luz solar.

Espinafre

São plantas fáceis de se cultivar em vasos próximos a uma janela. O ideal são vasos de no mínimo 15 centímetros de profundidade e, depois da geminação, as folhas podem ser colhidas entre 40 e 50 dias.

horta caseira
Foto: Pixabay

Cenoura

Você já deve ter ouvido falar que as cenouras podem voltar a crescer a partir dos talos de cenouras que você já consumiu. Isso faz destas raízes uma ótima opção de cultivo que pode ser realizada em vasos com 30 centímetros de profundidade. Separar os talos de cenoura para um futuro plantio, lembrando de deixar uma parte do tubérculo, é também uma atividade que encanta crianças.

Tomate

Os tomateiros são plantas bastante versáteis e podem ser cultivados em vasos com no mínimo 30 centímetros de profundidade. Tomates pequenos, como o cereja, crescem muito rápido. Já as espécies maiores precisam de um pouco mais de paciência.

horta caseira
Foto: Pixabay