Couve e quinoa, opções leves e nutritivas para saladas

Receitas para clima quente incluem folhas e vegetais servidos frios

Com o calor, as saladas são opções leves e saborosas para as refeições. E também podem ser muito nutritivas. É o caso da salada de quinoa amarela e couve-manteiga, receita da Cecília Faveri de Oliveira.

A couve-manteiga é rica em ferro, clorofila, ácido fólico, vitamina A, potássio e fibras. Ela tem poucas calorias e é uma ótima opção para quem está querendo perder peso. Ajuda a regular o funcionamento do intestino, a pressão arterial e a diminuir a retenção de líquidos. Além disso, o ácido fólico é especialmente indicado para mulheres grávidas, pois é importante no desenvolvimento da medula dos bebês.

Já a quinoa ajuda a diminuir o colesterol e a controlar o açúcar no sangue. Por ser um alimento rico em fibras diminui o apetite e também ajuda nas funções do intestino. Rica em ômega 3, melhora o bom funcionamento do nosso cérebro. Também é rica em ferro e cálcio e, combinada com a couve, é uma ótima opção para combater anemia e ter manter ossos saudáveis.

A receita leva ainda um toque de castanhas do Pará. Ricas em selênio elas são um poderoso antioxidante que ajudam a prevenir doenças cardiovasculares e o funcionamento da tireoide, além de fortalecer o sistema imunológico.

Salada de quinoa amarela e couve-manteiga

Ingredientes:

1 xícara de chá de quinoa amarela cozida

5 folhas de couve-manteiga

2 colheres de sopa de castanha do Pará

1 limão (suco)

Azeite

Sal

Meia colher de chá de melado de cana ou de mel de caju

02 rabanetes fatiados finos (opcional)

Pimenta do Reino, a gosto (opcional)

Modo de preparo:

A quinoa, como a maioria dos grãos,  deve ser deixada de molho por, ao menos, 12 horas, para que os anti-nutrientes se dissolvam nela. Dispensar a água do molho, e enxaguar a quinoa.

Cozinha a quinoa, reservar, para que esfrie.

Cortar as folhas de couve-manteiga, lavadas e deixadas de molho por 10 minutos no vinagre ou água sanitária, em tiras finas.

Dispor as folhas de couve fatiadas em uma tigela, ou nos pratos individuais; colocar a quinoa por cima.

Caso vá utilizar o rabanete, pode adicionar à quinoa, depois de esfriar, antes de juntar à couve. 

Para fazer o molho, adicionar sal ao suco do limão, e, depois, o melado ou mel, e o azeite.

Jogar o molho sobre a quinoa com couve.

Despedaçar a castanha-do-Pará em pedaços não muito pequenos, colocar por cima da quinoa com couve já temperadas com o molho.

Pode deixar a couve com a quinoa com o molho, marinando um pouco; nesse caso, acrescentar a castanha-do-Pará logo antes de servir.