Aprenda a fazer quibe assado de babaganoush
O quibe é um prato leve e perfeito para o verão | Foto: Mariana Aires / YAM
- Publicidade -

O quibe é um prato da culinária árabe muito querido nos lares brasileiros, principalmente nos períodos de verão e festas, quando muitas pessoas se reúnem. O portal YAM disponibilizou a receita, criada pela cozinheira Mariana Aires, de um quibe assado de babaganoush que leva ingredientes sem origem animal, como a berinjela e o tofu.

Além de reunir as pessoas que a gente ama, as festas de final de ano são uma boa oportunidade para apresentar outras alternativas de alimentação e romper a resistência que algumas pessoas possam ter aos pratos veganos.

Além do quibe assado de babaganoush, o YAM também já divulgou as receitas surpreendentes do Lombo de Jaca Recheado com Farofa e da Batatalhoada.

- Publicidade -

Quibe Assado de Babaganoush

Ingredientes

• 2 copos de trigo para quibe

• 2 berinjelas

• Tahine

• Limão

• Alho

• Hortelã fresca

• Tofu, fresco ou defumado

• Sementes de girassol levemente torradas

• Temperos árabes (sumac, pimenta síria,

canela…)

Como preparar

1. Hidrate o trigo deixando-o por 30 minutos submerso em água morna. Depois, escorra

apertando os grãos e reserve. 

2. Agora, coloque as berinjelas diretamente no forno, para queimar. Deixe por mais ou menos 40 minutos, virando o alimento de tempos em tempos. O ponto bom é quando a casca fica com uma aparência mais dura e queimada por fora, enquanto dentro, está macio e assado. Retire do forno, espere esfriar um pouco para não queimar as mãos e, com uma colher, retire a polpa e coloque numa tigela. 

3. Tempere essa polpa de berinjela com uma colher de sopa generosa de tahine, alho ralado, limão e sal. Prove – é para o sabor ficar bem azedinho e defumado. Acrescente o trigo, o sal e o tempero árabe que escolheu. 

4. Para fazer o recheio do nosso kibe, misture o tofu despedaçado com bastante hortelã fresca, sal e azeite. Reserve.

5. Em uma assadeira, forre com o kibe, coloque o recheio de tofu e cubra com o restante da mistura de trigo. 

6. Para finalizar, faça marcações com uma faca formando losangos na massa. Jogue a semente de girassol, um pouquinho de azeite e coloque no forno. Deixe assar por mais ou menos 30 minutos. Eu gosto de tudo meio queimado. Então, deixo até o kibe dourar bem.

O Guia Prático – Comida de Uma Panela Só, pode ser baixado gratuitamente no portal YAM. Além do Quibe Assado de Babaganoush, o guia traz mais 9 receitas saborosas e fáceis de fazer com os utensílios que você já tem em casa. 

E se você adora berinjela, confira também a receita de uma caponata de berinjela simples e saborosa.

- Publicidade -