- Publicidade -

Desafio de reciclagem vai dar uma viagem com acompanhante

Planet Love, união de forças da PepsiCo e NatGeo, lança desafio #ReciclatONxPlanetLove para inspirar atitudes mais sustentáveis e histórias de amor pelo planeta

Planet Love Pepsico
As cooperativas são fundamentais para aumentar as taxas de reciclagem no Brasil | Foto: PepsiCo

Em 2021, a PepsiCo se uniu à National Geographic para lançar um chamado para uma mudança urgente em relação à maneira como estamos gerindo os recursos naturais do planeta. O projeto Planet Love nasceu da parceria entre duas gigantes: uma das maiores empresas em alimentos e bebidas e uma das maiores organizações científicas e educacionais sem fins lucrativos do mundo. A iniciativa faz parte do PepsiCo Positive (pep+), estratégia ESG global da PepsiCo e que vem transformando a forma como a companhia faz negócio, fomentando mudanças positivas para as pessoas e para o planeta.

- Publicidade -

A primeira edição do projeto trouxe um documentário produzido pela National Geographic em quatro episódios para incentivar o público latino-americano a contribuir para um planeta mais sustentável. Em abril de 2022, na segunda edição do projeto, foram sete minidocumentários para mostrar como deve ser uma relação saudável com o mundo, em especial no que se refere ao consumo de plásticos.

Agora, o Planet Love faz um convite para que as pessoas mostrem, na prática, como reciclam seus resíduos e inspirem uma mudança real no cenário da América Latina. O #ReciclatONxPlanetLove é um desafio de reciclagem com eventos simultâneos em 7 países. Quem participar, além de ajudar a cuidar do planeta, poderá ganhar uma viagem nacional.

Planet Love Pepsico
Separação de resíduos em cooperativa. | Foto: PepsiCo

“O #ReciclatONxPlanetLove é só o começo, a ideia é que a partir dele as pessoas tomem como hábito a reciclagem e mudem seu olhar sobre como descartam seus próprios resíduos. Por menor que pareça ser uma ação, quando muitas pessoas a fazem e se tornam agentes de mudança, ela ganha um potencial de impacto gigante”, ressalta Regina Teixeira, Diretora de Assuntos Corporativos da PepsiCo Brasil.

A partir de 11 de novembro, com iniciativas virtuais e presenciais na Argentina, Brasil, Chile, Guatemala, México e Peru, a PepsiCo vai promover uma série de eventos para que as pessoas encontrem soluções para impulsionar a reciclagem e ajudem a transformar o plástico em novos produtos.

- Publicidade -

Como participar do #ReciclatONxPlanetLove?

Entre os dias 11 e 18 de novembro, leve seus resíduos para a estação de reciclagem mais próxima. O site Planet Love possui um mapa interativo para auxiliar nessa tarefa. Registre este momento por meio de uma foto e/ou vídeo, publique o conteúdo em sua conta do Instagram com a hashtag #ReciclatONxPlanetLove, marque a @pepsico_br e mantenha o perfil público no período da ação. Assim você mostra ao mundo como você apoia a reciclagem no dia a dia. 

guia online reciclagem
Você recicla e concorre a uma viagem. | Foto: iStock

O participante com mais interações (curtidas e comentários) neste conteúdo vai ganhar uma viagem nacional, com direito a acompanhante.

O resultado será divulgado em até 30 dias após o fim da campanha no perfil da PepsiCo Brasil no Instagram.

- Publicidade -

Foi dada a largada!

Para marcar o lançamento do #ReciclatONxPlanetLove no Brasil, a PepsiCo convidou o CicloVivo e os influencers Jessi Alves e Felipe Ávlis para conhecer de perto o dia da CooperCaps, cooperativa de reciclagem parceira da empresa há mais de uma década, que fica na Zona Sul de São Paulo. Junto com jornalistas e funcionários da empresa, eles colocaram a mão na massa e ajudaram na separação de resíduos na esteira de triagem, com o intuito de replicar as práticas sustentáveis que estão no dia a dia da cooperativa. 

Reciclaton PepsiCo
O #ReciclatONxPlanetLove é um desafio de reciclagem com eventos simultâneos em 7 países.

Os dois influencers conversaram com a gente sobre a experiência de já separarem os recicláveis em casa, mas, reforçaram que após essa vivência real na cooperativa aprenderam ainda mais sobre a destinação correta e responsabilidade sobre os resíduos que produzimos no dia a dia. “Tem muita gente que trabalha aqui, muitas histórias. Uma cooperativa mantém muitas famílias – esse é o maior aprendizado”, conta Felipe. 

Planet Love Pepsico
Parceria entre companhia e cooperativa traz benefícios compartilhados. | Foto: PepsiCo

“Não faz sentido a gente descartar tanta coisa que pode ser reciclada, reaproveitada”, reforça Jessi. “Quero levar conhecimento para as pessoas. Para que estas ideias saiam da nossa cabeça e virem realidade, como separar resíduos. A gente viu aqui que a responsabilidade é compartilhada. Não é só de quem produz, não é só de quem consome. É todo mundo junto!”.

Coopercaps

As cooperativas exercem um papel fundamental no desafio de aumentar as taxas de reciclagem no Brasil. Por isso, a PepsiCo vem investindo no desenvolvimento profissional e capacitação de cooperados no Brasil – na última década foram mais de R$10 milhões.  

Planet Love Pepsico
A PepsiCo investe no desenvolvimento profissional e capacitação de cooperados no Brasil. | Foto: PepsiCo

“O plástico representa muito dentro do setor de reciclagem e nós precisamos incentivar, cada vez mais, que as pessoas descartem de forma correta os seus resíduos. Temos que acabar com a desinformação”, garante Telines Brasílio, conhecido como Carioca, presidente da Coopercaps e da Rede de Comercialização da Zona Sul, que engloba 5 cooperativas.

Cooperativa Pepsico
Foto: PepsiCo

Segundo Carioca, a parceria das cooperativas com a empresa fez com que o volume de plástico reciclado aumentasse de maneira impressionante. “Antes éramos responsáveis por cerca de 1800 toneladas por ano, hoje, contando nossas cinco unidades, reciclamos mais de 32 mil toneladas por ano, um aumento de mais de 1700%. De lá para cá, também empregamos 600% a mais, sendo 55% de mulheres nas mais diversas posições, como triagem, administrativo, coordenação e direção. Além disso, mais do que dobramos a renda dos cooperados nos últimos anos”, conta.

Jornada sustentável

O Planet Love, e o desafio de reciclagem lançado este ano, fazem parte de um compromisso da PepsiCo, com metas definidas para os próximos anos. Até 2025, a empresa vai tornar 100% das suas embalagens recicláveis, compostáveis ou biodegradáveis e atuar pela educação da sociedade para promover a reciclagem. 

Além disso, 50% da quantidade de plástico virgem vai ser reduzida em todo o negócio de bebidas (um total de 2,5 milhões de toneladas métricas); o conteúdo reciclado das embalagens de plástico vai aumentar para 50%; e serão realizados investimentos para aumentar as taxas de reciclagem nos principais mercados. 

Planet Love Pepsico
Companhia também investe em frota logística sustentável. | Foto: PepsiCo

Outro ponto estratégico relevante da companhia no Brasil é a busca pelo impacto hídrico positivo. Com uma estação de tratamento de efluentes (ETE) na operação da fábrica de Itu, em São Paulo, a PepsiCo alcançou economia de 100% da água consumida. O próximo passo é expandir a tecnologia de tratamento a outras plantas no país, como Sete Lagoas e Curitiba.

“Estamos em uma jornada crescente de desenvolvimento sustentável e temos investido financeiramente e, principalmente, com nossos talentos e experts da sociedade para alcançar nossa visão de plásticos sustentáveis, garantindo que nossas embalagens não se tornem resíduo”, afirma Alexandre Carreteiro, Presidente da PepsiCo Brasil Alimentos.