- Publicidade -

Saiba como adotar animais em São Paulo

A adoção contribui para a redução do número de animais abandonados nas ruas, por isso é preciso ter responsabilidade.

adotar
Foto: iStock

Cães e gatos com ou sem raça definida, de pelagem curta, longa, filhotes, adultos, idosos, de todas as cores e alguns portadores de deficiências físicas. Tudo isso pode ser encontrado no Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo, que possui cerca de 400 animais para doação.

- Publicidade -

As adoções acontecem na instituição, que está localizada na rua Santa Eulália, 86, Santana (zona norte) de segunda a sexta-feira das 9h às 17h e aos sábados das 9h às 15h, exceto feriados. Periodicamente, o local também realiza festas de adoção aos finais de semana.

Para adotar é preciso ter 18 anos ou mais, levar coleira e guia para os cães ou caixa de transporte para os gatos, apresentar CPF, RG e comprovante de residência e pagar (em dinheiro, no local) a taxa municipal referente à adoção de R$ 18,50.

Os animais disponíveis para adoção são vacinados, castrados, microchipados, tratados contra pulga e carrapato, vermifugados e avaliados quanto ao seu comportamento. Por isso, os interessados passarão por uma entrevista com funcionários do setor de adoção para avaliar se o perfil do animal está de acordo com a futura família. Os adotantes recebem também informações importantes sobre guarda responsável e orientações sobre o animal, que será registrado em nome do adotante (que deve ser maior de idade).

Ter um animal requer responsabilidade

- Publicidade -

O processo de adoção responsável contribui para a redução do número de animais abandonados nas ruas, prevenindo agressões, acidentes de trânsito, maus tratos e crueldade contra os bichos. Alguns cães e gatos podem viver até 18 anos. Quando você adota um animal assume o compromisso de cuidá-lo e protegê-lo por todo esse tempo.