Um estudo produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que o combate às mudanças climáticas aparece no fim da lista das prioridades dos jovens brasileiros que têm entre 19 e 25 anos. O documento foi divulgado no final de julho deste ano, levando em consideração as manifestações que recentemente se espalharam por todo o Brasil.

De acordo com a pesquisa, a preocupação com as mudanças climáticas é prioridade apenas para 7,3% dos jovens brasileiros. Os dados compilados pelo Ipea analisaram mais de onze mil pessoas, concluindo que a luta por educação de qualidade aparece no primeiro lugar das prioridades destas pessoas, respondendo a pouco mais de 85% das intenções.

Logo atrás, vem a busca por melhorias na saúde pública e a reivindicação por alimentos de qualidade, com 70%. Vale lembrar que a luta pela boa alimentação também envolve fatores ambientais, tanto relacionados à origem, como à distribuição justa – plantio, uso de agrotóxicos e condições socioeconômicas.

A pesquisa recentemente divulgada confronta com um estudo realizado pelo Nube no início de 2013, o qual comprova que os jovens estão mais dispostos a lutar por causas ambientais, sobretudo porque a preocupação com os danos causados pelo homem à natureza aumentou consideravelmente nos últimos tempos.

É preciso também observar que as mobilizações pela preservação do meio ambiente e pelo fim das mudanças climáticas ultrapassam debates e protestos: prova disso é que vêm aumentando as ações de conscientização ambiental em todo o país, como bicicletadas, criação de hortas urbanas, parklets, intervenções artísticas e muitas outras iniciativas.  Com informações do Instituto Carbono Brasil.

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.