resgate orca encalhada
O resgate da baleia orca encalhada só foi possível pela participação de voluntários. Foto: Facebook | British Divers Marine Life Rescue
- Publicidade -

Um raro caso de encalhe de baleia orca aconteceu no arquipélago Órcades, região norte da Escócia, e teve um final feliz, graças à ação de voluntários e da British Divers Marine Life Rescue (BDMLR), organização que trabalha com resgates de animais marinhos e liderou a operação. Esta foi a primeira vez que o grupo ajudou uma baleia orca encalhada a voltar para o mar.

“É muito raro ver baleias orcas encalhadas, mas estamos muito felizes porque o nosso primeiro caso foi bem sucedido.”

- Publicidade -

British Divers Marine Life Rescue

A baleia era uma orca macho com cerca de 3,3 metros e foi encontrada em uma praia da Baía de Newark, na Ilha de Sanday.  

Os moradores locais Colin e Heather Headworth chegaram a pensar que fosse um golfinho quando estavam surfando e avistaram o animal pela primeira vez. Eles entraram em contato com Emma Neave-Webb, coordenadora da   BDMLR, que chamou uma equipe para o resgate.

Quando chegaram, os veterinários tiveram uma surpresa ao perceber que se tratava de uma orca, encalhada com o corpo paralelo ao mar o que tornava muito difícil a sua movimentação.

“O primeiro momento foi de susto e um certo pânico sobre como lidar com a situação, mas então colocamos nosso treinamento em ação”, contou Emma em entrevista à TV local.

A equipe de resgate convocou moradores locais como voluntários para que fosse possível virar a orca e tirar o seu buraco de respiração da água. Então eles moveram mais uma vez a baleia, colocando-a de frente para a água. Com a maré subindo, o grupo usou uma “maca” para o resgate de golfinhos e ajudou a orca a voltar para a água.  

Segundo relato da equipe de resgate em sua página do Facebook, “depois de cerca de uma hora com o animal estável graças a ajuda dos voluntários, a orca finalmente voltou a mexer as nadadeiras e nadou. Não era mais possível sustentar a baleia e, quando abaixamos a maca que a segurava, a orca nadou diretamente para o mar aberto, rolou algumas vezes, mergulho e voltou e finalmente foi para bem longe da praia”.

Este momento foi muito comemorado por todos. Os veterinários acreditam que a baleia vai sobreviver, já que estava bem alimentada e em boas condições. Para garantir que o macho, que deve ter entre 3 e 4 anos, não encalhe novamente, a área vai ser monitorada com mais atenção nos próximos dias.  

As orcas são comuns no arquipélago Órcades e Emma Neave-Webb acredita que este animal especificamente estava se alimentando em águas rasas quando a maré baixou rapidamente, o que causou o encalhe.

- Publicidade -