- Publicidade -

90% das marcas de sal vendidas pelo mundo contém microplástico, revelou um estudo que observou sais de mar, rocha e lago. Há alguns anos pesquisadores tinham identificado a presença de microplástico no sal marinho, mas até agora era impossível quantificar a extensão do problema.

De acordo com informações da National Geographic, pesquisadores da Coréia do Sul e do Greenpeace East Asia analisaram 39 marcas de sal e verificaram que 36 das amostras continham microplástico. O resultado desse estudo foi publicado no início de outubro na revista Environmental Science & Technology. Este é o primeiro trabalho da área a relacionar os microplásticos encontrados no mineral à poluição massiva de plástico presente no meio ambiente.

Mais e menos contaminados

As amostras foram enviadas de 21 países das Américas do Sul e do Norte, Ásia, África e Europa. As três marcas que não continham microplásticos foram o sal marinho refinado de Taiwan, o sal-gema refinado da China e o sal marinho não refinado obtido pela evaporação solar na França.

- Publicidade -

Dentre as amostras com microplástico, os pesquisadores notaram variações nas quantidades presentes. As marcas asiáticas de sal testadas, por exemplo, continham as maiores quantidades, especialmente no sal vendido na Indonésia. Coincidência ou não o rio Citarum, considerado o mais poluído do mundo, fica exatamente na Indonésia.

Outra descoberta feita pelos pesquisadores foi a de que as maiores quantidades de microplástico foram encontradas em sal marinho. Em seguida ficaram o sal de lago e o sal-gema.

Consequências do consumo de microplástico

O estudo estipulou que a quantidade média de microplástico consumida por um adulto por ano é de 2,000 microplásticos. Ainda não é sabido quais são as consequências do consumo para a saúde, pois os dados de pesquisas relacionadas ao tema apresentam poucas evidências sobre o impacto negativo do microplástico.

Definida ou não sua periculosidade, o microplástico precisa ser combatido, assim como a poluição plástica em geral e outros problemas ambientais.

- Publicidade -